29.2.12

80 anos de Alberto Dines

Referência no jornalismo brasileiro, Alberto Dines completou 80 anos no último dia 19. Para homenagear o líder do Observatório da Imprensa (portal na internet e programa na TV) e um dos mais conceituados profissionais da área, assista ao vídeo abaixo - uma entrevista da Revista Brasilis que vale ser conferida por quem faz (ou quer fazer) e/ou simplesmente desfruta do jornalismo.

Também professor e escritor, premiado internacionalmente, o jornalista escreveu seu nome na história do jornalismo brasileiro ao fazer significativas mudanças no JB, onde trabalhou entre 1962 e 1973 como editor-chefe. Dines foi editor do Folha de São Paulo na década de 70, colaborador em O Pasquim e um dos responsáveis por implantar no Brasil um espaço, dentro do próprio jornalismo, para discutir erros e acertos da da profissão.

Ele é autor do livro O Papel do Jornal - obra clássica de nossa literatura de Comunicação, essencial para o debate e a compreensão da problemática da imprensa na sociedade contemporânea, caracterizando sua trajetória e suas projeções perceptíveis.








Leia: Aos 80 anos de um mestre, por Eugênio Bucci.
Dica de livro: Eles mudaram a imprensa (2003)

Nenhum comentário: