8.3.12

Dez mulheres, dez histórias

Dez maneiras, dez épocas, dez cabeças, dez vidas, dez exemplos. Hoje, Dia Internacional da Mulher, vale a pena conhecer um pouco mais sobre estas mulheres que fizeram história e inspiram muitas outras mulheres por aí (e homens também)...

1920 - Maria Bonita
No fim dessa década, Maria Gomes de Oliveira deixava casa, marido e a frustração do casamento para se tornar namorada de Virgulino Ferreira, o Lampião, e passar a ser a rainha do cangaço, como primeira mulher a seguir um bando de homens temidos por onde passavam.

1930 - Carmen Miranda
Foi nesse ano que a cantora luso-brasileira gravou "Pra Você Gostar de Mim (Taí)" e, antes que o ano terminasse, já era apontada como a maior cantora brasileira. Carmen foi a primeira cantora a conquistar um contrato em uma rádio, quando as mulheres recebiam, até então, apenas cachê por participação.

1940 - Olga Bernário
Nascida em Munique, a judia Olga veio para o Brasil na década de 1930, para apoiar o Partido Comunista do Brasil. Aqui se tornou companheira e mulher de Luís Carlos Prestes. Deportada, foi executada na Alemanha, no campo de extermínio de Bernburg, pelos nazistas, em 1942.

1950 - Madre Tereza
Considerada a missionária do século XX, concretizou o projeto de apoiar e recuperar desprotegidos na Índia. Nessa época, empenhou-se em auxiliar os doentes com lepra.

 1960 - Marilyn Monroe
Famosa pelas madeixas loiras e pela sensualidade, beirando ao erotismo, Marilyn iniciou um novo ciclo a partir de 1955, para seguir com seriedade a carreira de atriz, em busca de novas sensações e de mostrar que era mais que uma mulher que atiçava o imaginário sexual dos homens.

1970 - Elis Regina
A pimentinha, revelada nos anos 60, busca aprimorar a técnica e o domínio vocal, registrando em discos grande qualidade musical. Em 1975, com Falso Brilhante, atinge enorme sucesso, ficando mais de um ano em cartaz e realizando quase 300 apresentações.

1980 - Lady Diana
Ao se casar com o Príncipe Charles, em 1981, Lady Di tornou-se uma das mulheres mais famosas do mundo: um ícone da moda, um ideal de beleza e elegância feminina, admirada por seu trabalho de caridade, em especial por seu envolvimento no combate à AIDS e na campanha internacional contra as minas terrestres.

1990 - Irmã Dulce
O Anjo bom da Bahia dedicou mais de cinquenta anos de sua vida à caridade,  fundou o Hospital Santo Antônio em Salvador e outras instituições pela Bahia. Em 20 de outubro de 1991, recebe no convento, em seu leito de morte, a visita do Papa João Paulo II para receber a bênção e extrema unção. Morreu em 13 de março do ano seguinte.

2000 - Íngrid Betancourt
Ativista anticorrupção, a colombiana foi raptada pelo grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) em fevereiro de 2002 enquanto fazia campanha para as eleições presidenciais. Só foi libertada em julho de 2008.

2010 - Dilma Rousseff
Mineira, filha de um búlgaro, militante na luta (inclusive, a armada) contra a ditadura, formada em Economia, ministra do governo Lula foi eleita presidente do Brasil em 2009, cargo que seria ocupado pela primeira vez na história do país por uma mulher a partir de 2010. Sua popularidade já supera a do seu antecessor e foi apontada, pela Forbes, como a terceira mulher mais poderosa do mundo.

Busque pelas biografias dessas personagens. Valerá a leitura!

Um comentário:

Adriano J Alves disse...

gostei da lista, com exceção de marilyn monroe e elis regina.