1.3.12

Governo federal avalia saúde: Conquista está da abaixo da média nacional

Corredor do Hospital Geral de Vitória da Conquista. Foto: Zé Silva (Site VC)
O Ministério da Saúde lançou, neste dia 1º, o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), ferramenta que avalia o acesso e a qualidade dos serviços da saúde pública no Brasil. De 0 a 10, a nota de Vitória da Conquista foi de 5,06 - abaixo da média estadual (5,38) e da nacional (5,46).

O IDSUS avaliou os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, "o IDSUS 2012 servirá como instrumento de monitoramento e avaliação para que os dirigentes dos três níveis - federal, estadual e municipal - tomem decisões em favor do aprimoramento das ações de saúde pública no país”.

O IDSUS 2012 está disponível para consulta no endereço saude.gov.br/idsus.

Entre os 5.563 municípios brasileiros, apenas 347 obtiveram nota superior a 7, que foi a média estipulada pelo governo para que se pudesse considerar como bom o atendimento na área da saúde da cidade. Com isso, apenas 3,6 milhões de brasileiros conseguem um bom atendimento na saúde pública, enquanto que mais de 50 milhões recorrem a serviços que tiveram nota abaixo de 5.

Grande parte da população brasileira, 134 milhões de pessoas, reside em cidades com notas entre 5 e 6,9, o que se pode considerar um desempenho mediano - e onde se enquadra a cidade de Vitória da Conquista.


Para calcular o desempenho do SUS em cada cidade do país, os técnicos dividiram os municípios em seis grupos, dependendo da condição econômica e da estrutura de saúde disponível (hospital, posto de saúde, laboratório). Vitória da Conquista integra o grupo 2, liderado pela cidade paulista de Barueri, com nota 8,22. A pior nota desse grupo foi de 4,18, referente à cidade carioca de São Gonçalo.

O estado que melhor pontuou foi o de Santa Catarina (6,29) e a Bahia ficou em 13º lugar, atrás de estados como o Acre e Tocantins. Entre as regiões o Nordeste, com 5,28, superou o Centro-Oeste (5,26) e o Norte (4,67). O Sul e o Sudeste ficaram com média 6,12 e 5,56, respectivamente.

Das capitais brasileiras, a única que teve desempenho considerado satisfatório foi Vitória, com 7,08. As capitais que têm a pior saúde pública são Maceió, Belém e Rio de Janeiro. Salvador apresenta aparece com nota 5,87 - acima das nacional e estadual.

“Não estamos fazendo avaliação das secretarias estaduais ou municipais [de Saúde]. É uma avaliação que deve ser assumida pelas três esferas de governo”, ponderou o ministro.
Segundo informações da Agência Brasil, o governo federal vai usar os resultados do IDSUS como critério para concessão de verba extra a estados e municípios. "Quem melhorar o desempenho, merece receber mais incentivos”, disse o ministro Padilha.
Com informações do Portal da Saúde, da Agência Brasil e Jornal A Tribuna.

Nenhum comentário: