18.6.12

Conquista realiza tradicional São João


Aqui não se vê bandas de pagode ou axé, nem músicas apelativas ou dançarinas semi nuas. O forró aqui é puro, como dizia Luiz Gonzaga. É forró de verdade!

A Prefeitura de Vitória da Conquista realiza um São João para a família. Valoriza as raízes nordestinas, as mais belas tradições juninas, o autêntico forró pé-de-serra e os artistas locais.

Na praça Tancredo Neves, uma vila com casas de taipa nos leva ao clima das roças em época dos festejos juninos. Tem fogueira, igrejinha, carneiro assado, quentão, licor, beijú, literatura de cordel, mingau, amendoim cozido e até arroz tropeiro.

Logo em frente à Vila, a Casa Régis Pacheco celebra o centenário do Rei do Baião com muito colorido. São bonecos de papel, mamulengos, uma maquete do São João na roça, a Feira de Caruaru e a sala dos santos de Seu Lua. As criações são assinadas pelos artistas plásticos Victória Vieira e Marcelo Viana.

A programação ainda inclui concurso de quadrilhas e de ruas ornamentadas. Há alguns dias aconteceu o Festival de Forró, abrindo espaço para novos artistas e jovens forrozeiros.

Na praça Barão do Rio Branco, os shows terão início no próximo dia 20 e seguem até o domingo, 24 (confira programação abaixo).


Concurso de Quadrilha Junina
Na praça Barão do Rio Branco, dias 18 e 19, às 18 horas.

Memorial do Forró (Casa Régis Pacheco)
Aberto para visitação a partir das 14 horas, até dia 24.

Vila Junina
Forró pé-de-serra a partir das 19 horas.

Se você não for viajar, aproveite a festa por aqui mesmo. E se for sair da cidade, passe lá antes e comece a festejar daqui. Daí é só dar vivas a São João e curtir com consciência. 

Funcionamento do comércio
Nesta semana, o comércio funciona em horário especial para que as pessoas possam se programar para curtir os festejos juninos de roupa nova. De 18 a 21 de junho, o funcionamento será das 8 às 20 horas. No dia 22, até as 21, e no dia 23, até as 17 horas.

Nenhum comentário: