5.7.12

#Rapidinhas: Fatos históricos de Cândido Sales

A cidade de Cândido Sales festeja hoje, 5 de julho, seus 50 anos de emancipação política. Consegui reunir algumas curiosidades históricas a respeito da origem do município. Confira!

O Pe. Palmeira
EMANCIPAÇÃO - O Padre Palmeira, depois de ser vereador em Vitória da Conquista,  foi eleito deputado estadual em 1958 e lutou, durante seu mandato, pela emancipação de Cândido Sales, Caatiba, Belo Campo, Barra do Choça e Anagé - e conseguiu (há quem diga que devido a manobras políticas dentro da Assembleia Legislativa). Cândido Sales foi emancipada politicamente em 1962, assim como as demais cidades - juntas, foram as últimas desmembradas de Conquista.

CÂNDIDO SALES - O senhor Cândido Sales não nasceu na região de Vitória da Conquista, mas foi um dos fazendeiros responsáveis pela ocupação da região onde hoje está o município que tem o seu nome. Candinho, como era conhecido, sempre foi trabalhador e distinguia-se de outros fazendeiros por conta do seu íntegro caráter. Foi o senhor Cândido quem primeiro construiu casas às margens da Rio-Bahia (BR-116) e quem fundou o povoado de Nova Conquista, região pertencente ao distrito de Quaraçu. Ele foi casado com dona Melânia da Silva Gusmão (filha de Tertuliano da Silva Gusmão e irmã de Laudicéia Gusmão) e faleceu com 95 anos, em 6 de julho de 1956, antes da emancipação do município.

A senhora Melânia
FAMÍLIA GUSMÃO SALES - O casal Cândido e Melânia fundou a família Gusmão Sales em Conquista. Juntos tiveram nove filhos: Tertuliano (Nozinho Sales), Joaquim, José, Maria, Percília, Isidória, Manoel, Ana e Gerson Gusmão Sales, este último foi prefeito por duas vezes de Vitória da Conquista (1950 e 1958). Dona Melânia foi uma das mulheres que se meteu, ao lado de outras senhoras, entre os Meletes e Peduros para pedir paz, em 1919, durante o histórico embate entre famílias. Ao morrer, o senhor Cândido Sales deixou uma grande família: além dos filhos, 68 netos, 99 bisnetos e 3 trinetos.

A URNA MALDITA - Cândido Sales era um dos correlegionários do coronel Gugé e, com a morte deste, seguiu na mesma corrente política apoiando o Dr. Régis Pacheco. Em época de eleição, os moradores do antigo distrito de Quaraçu falavam que existia uma urna que era a "bruaca de Candinho". Esta urna ficava no povoado de Lagoa de Timóteo e nela só votavam eleitores que seguiam o fazendeiro local, e sempre superavam os 300 votos - quantidade expressiva para as eleições da época.

Praça de Quaraçu (atual Porto de Santa Cruz)
QUARAÇU - Em relatório de sua gestão como prefeito de Conquista, entre 1951-55, Gerson Gusmão Sales assim descreveu o distrito de Quaraçu, a quem pertencia o povoado Nova Conquista, antes de emancipação: "é a sentinela avançada do município nas fronteiras com Minas Gerais. Localidade próspera, Quaraçu é um centro lavrador por excelência, com ótima colocação no âmbito dos distritos produtores e possuindo uma população trabalhadora, ordeira e progressista".  Hoje, Quaraçu é distrito da cidade de Cândido Sales e o povoado de Nova Conquista que se tornou sede da cidade em 1962, devido ao progresso trazido pela Rio-Bahia. 

Fontes: Site Taberna da História, "Revista Histórica de Conquista", de Aníbal Lopes Viana, e "Iniciativas e Realizações - Relatório de Gestão", de Gerson Gusmão Sales - disponíveis no Museu Regional de Vitória da Conquista.

Nenhum comentário: