1.3.08

EXCLUSIVO: “Paga quem quiser”

Em janeiro desse ano, nomes e fotos de 147 prefeitos foram publicadas em oito páginas da edição 478 da revista Carta Capital. Inserida como informe publicitário, a lista se refere aos “Melhores Prefeitos de 2007”. Chefes executivos de várias cidades (e desconhecidas nacionalmente) aparecem no ranking. O prefeito Moacir Andrade, da cidade de Itambé-BA (a 540 km de Salvador), está na lista.

A responsável pela inserção da publicidade foi a agência Kriação Propaganda, que distribuiu uma carta-folder a prefeitos anunciando uma segunda inserção na revista. Os prefeitos eram “convidados” a participar da edição enviando um cheque pré-datado de 1,5 mil reais para uma caixa postal de Brasília. A carta diz: “Não deixe de mostrar nacionalmente a sua eficiência como gestor público, porque se isto é importante em qualquer tempo, imagine em ano eleitoral”.

Adriana Marques, da desconhecida agência, alega que a pesquisa foi realizada em diversas cidades e, aos prefeitos e presidentes de Câmaras que obtiveram mais de 60% de aprovação, foi oferecido uma espécie de rateamento do espaço publicitário da revista. “O que está sendo vendido é a publicidade na revista, não a pesquisa. Paga quem quiser”, explicou.
Segundo ela, os resultados totais não foram apresentados, como explica o anúncio da edição 478 da Carta Capital, porque as pesquisas não foram registradas nos tribunais eleitorais. O responsável pela enquete, segundo Adriana, foi o departamento de telemarketing da agência, sediada em Palmas (TO), com filial em Brasília (DF).

Adriana também não soube informar sobre a metodologia da pesquisa e o número de municípios em que foi realizado o levantamento. Diante das evidências apresentadas, a Carta Capital, que alegou não conhecer os "métodos" que deram origem à lista divulgada na edição 478, se recusou a publicar a segunda parte do material. Evidências para se duvidar dessa pesquisa havia, até os mais leigos percebem pela qualidade do material o amadorismo (me perdoem os amadores) e, cá entre nós, um ranking com 147 nomes... Se ao menos fosse os 150 melhores... Talvez foi a numerologia.

Mas, ainda assim, uma empresa de assessoria municipal fez questão de parabenizar o premiado prefeito de Itambé, divulgando em outdoors tal reconhecimento.

Um comentário:

carlos dias esteves disse...

a igreja universal agora tambem e dono da rede de facuyldades anhanguera , uniban e faculdade anchita de sao bernardo do campo sp. compraram toda a rede.