
César recebeu o convite para participar há mais ou menos um mês, mas só começou a divulgar agora o fato, pois aguardava a resposta da Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (Dimas) para o patrocínio na viagem. O apoio saiu, consistindo de duas passagens, uma para César e outra para seu produtor Amadeu Alban, além de R$ 4 mil para alimentação e estadia. Em contrapartida pelo apoio, a dupla deve apresentar no retorno a Salvador uma palestra para contar a experiência no festival.
"Esta mostra serve como uma espécie de mercado internacional de curtas. Existem até algumas competições internas, mas não é o foco principal. Muitos canais de tv e produtoras estão lá para assistirem e comprarem sua exibição", comenta César, que ainda não sabe o dia exato da exibição de "10 Centavos" em Cannes e diz que o contato inicial, ao chegar à cidade francesa, é indispensável para convencer o máximo de interessados para a sessão em que o curta for incluído.
A expectativa de César é que a participação de 10 Centavos em Cannes alavanque os convites para integrar outros festivais nacionais e internacionais. Mas, mesmo antes de Cannes, o curta já tinha participado de festivais internacionais, com destaque para o prêmio Unicef recebido no Festival Internacional de Cine Documental e Curtas de Bilbao (Espanha).
Outras participações em festivais internacionais já estão garantidas, como na 36º Festival Internacional de Cinema de Algarve (Portugal), em maio, e no 10º Festival Internacional de Filmes da Juventude de Seul (Coréia do Sul), em julho.
César espera conseguir participar de alguns festivais nacionais nos quais está inscrevendo "10 Centavos". "Tentarei o Festival de Gramado, porque no ano passado não ficou pronto a tempo, o Festival Internacional de Curtas de São Paulo e o Festival do Rio. Infelizmente, não pude inscrever para a mostra competitiva em Cannes porque o filme já tinha passado em outro festival na Europa. Espero que não exista o mesmo problema por aqui", diz o diretor, que também pretende inscrever seu curta nos festivais baianos Panorama Coisa de Cinema (em agosto) e Jornada de Cinema (em setembro).
Publicada no A Tarde
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário