11.5.08

Curta baiano em Cannes

A situação para o Brasil está tão boa na edição do festival de Cannes, que acontece entre os dias 14 e 25 de maio próximos, que até o cinema baiano conseguiu uma vaga, que conta com maciça participação nacional de curtas. O principal responsável por este feito é o jovem cineasta César Fernando de Oliveira, 28, que incluiu seu primeiro curta profissional, "10 Centavos", entre as 11 produções brasileiras convidadas para participar da mostra paralela Short Film Corner, que pode ser descrita como um dos mais importantes eventos do mercado de curtas do cinema mundial. O filme narra o dia de trabalho de um garoto como guardador de carros em Salvador.

César recebeu o convite para participar há mais ou menos um mês, mas só começou a divulgar agora o fato, pois aguardava a resposta da Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (Dimas) para o patrocínio na viagem. O apoio saiu, consistindo de duas passagens, uma para César e outra para seu produtor Amadeu Alban, além de R$ 4 mil para alimentação e estadia. Em contrapartida pelo apoio, a dupla deve apresentar no retorno a Salvador uma palestra para contar a experiência no festival.

"Esta mostra serve como uma espécie de mercado internacional de curtas. Existem até algumas competições internas, mas não é o foco principal. Muitos canais de tv e produtoras estão lá para assistirem e comprarem sua exibição", comenta César, que ainda não sabe o dia exato da exibição de "10 Centavos" em Cannes e diz que o contato inicial, ao chegar à cidade francesa, é indispensável para convencer o máximo de interessados para a sessão em que o curta for incluído.

A expectativa de César é que a participação de 10 Centavos em Cannes alavanque os convites para integrar outros festivais nacionais e internacionais. Mas, mesmo antes de Cannes, o curta já tinha participado de festivais internacionais, com destaque para o prêmio Unicef recebido no Festival Internacional de Cine Documental e Curtas de Bilbao (Espanha).

Outras participações em festivais internacionais já estão garantidas, como na 36º Festival Internacional de Cinema de Algarve (Portugal), em maio, e no 10º Festival Internacional de Filmes da Juventude de Seul (Coréia do Sul), em julho.

César espera conseguir participar de alguns festivais nacionais nos quais está inscrevendo "10 Centavos". "Tentarei o Festival de Gramado, porque no ano passado não ficou pronto a tempo, o Festival Internacional de Curtas de São Paulo e o Festival do Rio. Infelizmente, não pude inscrever para a mostra competitiva em Cannes porque o filme já tinha passado em outro festival na Europa. Espero que não exista o mesmo problema por aqui", diz o diretor, que também pretende inscrever seu curta nos festivais baianos Panorama Coisa de Cinema (em agosto) e Jornada de Cinema (em setembro).

Publicada no A Tarde
.

Nenhum comentário: