22.5.08

Vá ao Janela

Todas as terças, pontualmente às 19h30, o Teatro Glauber Rocha na Uesb (Vitória da Conqusita) se transforma em uma sala de cinema. É o projeto Janela Indiscreta, que exibe filmes gratuitamente, sempre com um convidado para comentar o filme. O Janela é feito para quem gosta de ver, ouvir e falar de cinema. Os filmes são escolhidos a dedo por uma equipe comprometida com a sétima arte. Aproveite, vale a pena!

Histórico - A experiência de cinema-fórum reavivou a prática da leitura coletiva do filme, iniciada pelos clubes de cinema desde o final dos anos 20. Em Vitória da Conquista, a referência foi o Cineclube Glauber Rocha que funcionou nos anos 70, inspirado por participantes do Clube de Cinema da Bahia e motivado pela vontade de fazer, das pessoas que nutriam um gosto especial pela arte cinematográfica. Nos anos 90, e mais especificamente em novembro de 92, dois técnicos administrativos da UESB, Jorge Melquisedeque e Esmon Primo, motivados por estarem dentro de um ambiente universitário, com os equipamentos necessários e a vontade de compartilhar um conhecimento cinematográfico adquirido ao longo do tempo, criam o Janela Indiscreta, com o objetivo de abrir um espaço estimulador da convivência entre alunos, professores, funcionários e comunidade, onde eles pudessem exercitar o olhar através da janela do cinema.

O Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb foi criado em 27 de novembro de 1992, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista, como conseqüência de inúmeras atividades ligadas ao conhecimento e produção audiovisual que vinham sendo realizadas por técnicos administrativos no ambiente universitário.

A sua missão inicial, que se mantém até os dias atuais objetiva reavivar o sentido do cinema, através do exercício da leitura coletiva da obra cinematográfica, a partir da exibição de filmes, acompanhados por comentários temáticos, em diversos espaços sociais.

O título do projeto surgiu como uma homenagem e referência homônima, a um dos mais importantes filmes do mestre do suspense, que foi “Janela Indiscreta” de Alfred Hitchcock, filme que é um tributo explícito à relação público/cinema.

Nenhum comentário: