7.8.08

Mais Glauber restaurado


O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, de Glauber Rocha, é o quarto filme do cineasta a ser restaurado pelo projeto Coleção Glauber Rocha, patrocinado pela Petrobras. Depois de Deus e o Diabo na Terra do Sol, Terra em Transe e Idade da Terra, o filme de 1969, que rendeu a Glauber, entre outros prêmios, o de melhor diretor no Festival de Cannes, já está disponível nas locadoras e lojas do Brasil. Em Vitória da Conquista, é encontrado na locadora Canal 3.

Sobre o filme - Simples e com uma mensagem sobretudo política, o filme é a história, por vezes cantada, de Antônio das Mortes, que é contratado para matar o último dos cangaceiros no interior do Brasil, que surgiu se dizendo a reencarnação de Lampião. Antônio das Mortes realiza sua missão, ao mesmo tempo que entra em confronto com jagunços e um velho coronel que domina a região. Dentro da perspectiva transgressora de Glauber, ele mostra, através do personagem, que nada está insento de mudanças, toda a estrutura pode se transformar com o tempo, seja um latifundiário ou um matador de cangaceiros. O Dragão foi filmado em Milagres (BA), com a participação da população da cidade e da região. Compõem o elenco, Maurício do Valle (Antônio das Mortes), Odete Lara (Laura), Othon Bastos (Professor), Hugo Carvana (Mattos), entre outros.

Restauração - O original teve seus negativos destruídos em um incêndio, dia 25 de junho de 1973, no Laboratório GTC em Paris. O restauro digital da imagem foi realizado a partir de uma cópia com versão sonora francesa no Laboratório Prestech, na Inglaterra, com curadoria de João Sócrates Oliveira e Supervisão de Fotografia de Affonso Beato. Na reconstrução da versão sonora em português, feita na Cinemateca Brasileira e no Estúdio JLS sob curadoria de José Luiz Sasso, foram utilizadas, contudo, cópias de diferentes suportes, inclusive uma cópia pirata encontrada na internet. A cópia restaurada, disponível em dvd duplo, tem mais de duas horas de extras e o resultado surpreende pela excelente qualidade. Nos extras é possível entender o contexto da época do lançamento e conhecer um pouco mais o conquistense Glauber Rocha.


*Com informações do Folha Online


.

2 comentários:

Anônimo disse...

Em ilhéus não há nenhum vertigio, de um otimo prefeito que Itarntim teve.
Agora se fossemos vasculhar a vida do filho de GIDA!!! Vai ver quer ele esta investindo muito em CONquista!!!!!!!
TUdo com o dinheiro do POVO!!! O SEU DINHEIRO! O nosso!!! Sem contar com as manções que esta contruindo em itarantim com o dinheiro da PRefeitura!!!

Anônimo disse...

você precisa se tratar está muito doente. cuidado juiz de gente é pequeno demaisssssssssss.