27.11.08

As cidades mais violentas da Bahia


Recentemente o Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça lançaram o “Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros 2008”, estudo realizado pela Rede de Informação Tecnológica Latino Americana (RITLA) e o Instituto Sangari.

O trabalho fornece subsídios estatísticos para um diagnóstico local e focalizado da realidade da violência. Analisa a mortalidade causada por homicídios em geral, com foco especial nos homicídios juvenis, por acidentes de transporte e por armas de fogo.

Segundo o mapa, recém divulgado, os homicídios ocupam primeiro lugar da causas de morte violenta, seguido de acidentes de trânsito. Os dados que deram origem ao estudo foram coletados até 2006, ou seja, as mortes de causa violenta de dois anos antes que serviram para o mapa.

Conforme o mapa, o município brasileiro mais violento é do estado do Mato Grasso do Sul, Coronel Sapucaia, que apresentou uma taxa média anual de 107 homicídios para cada 100 mil habitantes. Entre as cidades baianas, a mais violenta é Porto Seguro, que ocupa a 16ª posição nacionalmente, com 85,8 homicídios para cada 100 mil habitantes. Seguem as cidades de Simões Filho, na 43ª posição, e Itabuna (47ª). Vitória da Conquista é apontada como a 320ª. Antes dela aparecem Lauro de Freitas, Camaçari, Candeias, Eunápolis e Ilhéus. Salvador ocupa o 342º lugar.

Entre os estados, os mais violentos são Rio de Janeiro, Pernambuco e Amapá. A Bahia está na 13ª posição.

Um novo ranking, também da RITLA, revelou que o Brasil está entre os primeiros quando a lista se refere à América Latina, assim como na lista mundial. O país é o quinto mais violento do continente latino e o 6º de todo o mundo.

8 comentários:

Indhira A. disse...

Olá, Chu, tudo bem? Indhira falando. Primeiro, passei para avisar que também estou com um blog, pode passar sempre que desejar. Segundo, que adicionei o teu à minha lista,é sempre bom fazer conhecer o blog dos amigos. E terceiro, deixei um Meme pra você em meu blog. Dá uma passada lá e confere sobre o que estou falando. Espero que curta. rsrs
Bjoo ;)

Anônimo disse...

Se Vitória da Conquista está nesta posição em que voces mostram, então venham morar aqui, onde não há um presídio, uma cadeia pública, mata-se por uma pedra de crack, os índices de assaltos contra motoqueiros é um dos maiores da Bahia, etc. etc e tal. Aquí o sistema é duro, e a banalização da violência já foi implantada há muito tempo.

Anônimo disse...

Quando se fala em violência explícita, não existe lugar que se compare ao município de Itororó Bahia.Com cerca de vinte mil habitantes, o número de assassinatos é galopante e ultrajante Toda semana se encontra cadáveres alvejados por balas e nenhuma providência está sendo tomada. A rapaziada está na área de risco.As autoridades não apresentam resultados.É um Deus nos acuda!

Anônimo disse...

ESTIVE EM SÃO PAULO RECENTEMENTE E PERCEBIR Q SALVADOR HOJE É UMA DAS CIDADES, PASMEM OUVI COMENTARIOS NAS RUAS DE SP Q SALVADOR ESTA FICANDO IGUAL O RIO DE JANEIRO, EM TERMOS DE VIOLÊNCIA.

Anônimo disse...

Essa estatística realmente ñ esta tão boa, pois aqui em Salvador é violência de domingo a domingo, e fora quando tem jogo ou festas locais.

Anônimo disse...

pra mim vitoria da conquista é a mais violenta da bahia ja teve final de semana pra mais de dez pessoas serem assasinada...e aqui eles nao divulgam como as outras cidades

Anônimo disse...

esse final de semana aqui em vitoria da conquista foi tranquilo pq so teve 6 assassinatos muito pouco pra media da cidade...aqui o bicho pega

Maringá disse...

Moro em Maringá no Pr, aqui violencia, quase não se houve falar, assalto a mão armada então... nem sei se isso existe. Já morei em V. da Conquista é uma cidade muito violenta além de ser a cidade mais feia que já morei. Morei 10 anos em Sampa, morava em um dos bairros mais nobres da cidade ( Pacaembu) no dia que me assaltaram na porta do meu prédio eu disse chega, vou me bora pra Maringá... to aqui a 2 anos, eita vidão...