1.9.09

40 anos, parabéns!

Hoje, o telejornal de maior audiência do país completa 40 anos, mas meus parabéns não são para o Jornal Nacional, e sim para O Pasquim, criado em 1969 por um grupo de jovens no Rio de Janeiro. Paulo Francis, Tarso de Castro, Jaguar, Ziraldo, Millôr Fernandes, Henfil, Ivan Lessa, Ferreira Gullar, Sergio Cabral, Flávio Rangel e outros nomes da música, da literatura, do humor, do jornalismo, das artes plásticas - até, fizeram o jornal editado até 1991.

Com humor do início ao fim, O Pasquim enfrentou (e sofreu) a censura da ditadura militar que combatia com descontração e serve de inspiração até hoje para jornalistas e humoristas do mundo inteiro, os repórteres do programa CQC, por exemplo, já assumiram ser seus discípulos.

Na capa da primeira edição (reproduzida ao lado) após a prisão de quase toda a equipe, chamada por eles de "surto de gripe", lia-se "Enfim um Pasquim totalmente automático: sem o Ziraldo, sem o Jaguar, sem o Tarso, sem o Francis, sem o Millôr, sem o Flávio, sem o Sérgio, sem o Fortuna, sem o Garcez, sem a redação, sem a contabilidade, sem a gerência e sem caixa." A equipe de O Pasquim ficou detida durante 60 dias, em 1971.

Nenhum comentário: