26.9.09

Não vai ser dessa vez...

Tudo parece conspirar contra o ex-deputado federal Coriolano Sales. Cori, como é conhecido, estava articulando a sua candidatura a deputado federal para as eleições de 2010 pelo PMDB, partido para o qual voltou no ano passado depois de ter se retirado do antigo PFL e de uma breve passagem pelo PR.

O ex-deputado já estava preparando o terreno para o seu retorno à Câmara Federal e, inclusive, reestruturando o PMDB na cidade. Só que nesta semana, foi anunciada, pelo deputado Arthur Maia, a filiação do radialista Herzem Gusmão no partido. Herzem foi candidato à prefeito nas últimas eleições pelo PSDB e obteve mais votos que o candidato apoiado por Cori, Esmeraldino Correa, e agora quer ser o candidato a deputado federal da oposição conquistense. A surpresa mexeu com o cenário político da cidade, no entanto, isso não é tudo.

Para complicar ainda mais o lado de Cori, o Ministério Público Federal da cidade irá indiciá-lo por por ato de improbidade administrativa por participação na chamada ‘Máfia dos Sanguessugas’, segundo noticiou o site Correio24horas. Na ação, os procuradores do MPF pedem a condenação com a perda da função pública que porventura estiverem exercendo, ressarcimento integral do dano, pagamento de multa civil, além da suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o poder público e dele receber benefícios ou incentivos fiscais e creditícios pelo prazo de dez anos.

Ao que parece, não vai ser dessa vez que o ex-deputado irá se reestabelecer na política.

Cori é advogado, iniciou-se na carreira política como deputado estadual pelo PMDB em 1983, reeleito em 86 e em 90, foi deputado federal entre 1995 e 2006, quando renunciou por ter seu nome entre os 69 deputados citdos no relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Sanguessugas. Em 2004, chegou a concorrer, com o professor José Raimundo, a prefeitura de Conquista.

Máfia dos Sanguessuga - organização especializada no fornecimento fraudulento de unidades móveis de saúde, ambulâncias, odontomóveis, veículos de transporte escolar, unidades itinerantes de inclusão digital e equipamentos médico-hospitalares a prefeituras municipais de todo o país. O descortinamento da atuação da quadrilha - cuja investigação ficou conhecida como Operação Sanguessuga - começou em 2006 quando 81 pessoas envolvidas no esquema foram denunciadas pelo Ministério Público Federal em Cuiabá (MT).

Ilustração: charge de Gil Brito, intitulada "Nova descoberta: anelidius coriolanus", publicada na revista RECONQUISTA, em setembro de 2006.

Nenhum comentário: