29.9.09

"Roberto Carlos manchou a sua biografia"


A frase é do conquistense Paulo Cesar Araújo, autor do livro "Roberto Carlos em Detalhes", censurado em 2007, meses após o lançamento, por intervenção do próprio rei que argumentou ter a privacidade invadida com a publicação.

O autor e sua advogada, Dra. Deborah Sztajnberg, fizeram uma palestra na noite de ontem, aqui em Vitória da Conquista, sobre o caso. Além de detalhes desconhecidos do público em geral, revelaram o quanto tem sido difícil levar um processo contra aquele que se denomina rei, mesmo sendo inconstitucional a decisão de proibir a biografia.

Segundo Araújo, ele não eperava que sua obra fosse mal recebida pelo cantor, inclusive, durante a produção, ouvia da editora que Roberto o chamaria para um almoço, um jantar e quem sabe até para um cruzeiro... No entanto, mesmo confessando que não leu o livro, RC entrou com uma ação judicial para impedir a comercialização e publicação.

São vários os pontos interessantes do processo que foram relatados por Paulo Cesar e por Deborah aos espectadores da palestra. Por exemplo, durante a audiência de conciliação que decidiu pela retirada dos livros das livrarias, o juiz e os promotores se comportaram como fãs, tietando o cantor que pousou para fotos ao lado deles. Sem falar que o juiz se revelou cantor e compositor e aproveitou para entregar uma cópia do seu cd para o rei.

Durante a audiência, os advogados de Roberto Carlos pediram para proibir Paulo Cesar em falar sobre o livro. O que não foi atendido por intervenção do próprio réu. Mas, o proibiram de falar da vida íntima de RC.

Outra curiosidade: Paulo Cesar Araújo, autor do livro, não foi citado pelo processo montado pelos advogados do rei, que citavam outro Paulo Cesar Araújo, um cabista da empresa de telefonia do estado do Rio.

O autor da biografia e fã das músicas de Roberto Carlos afirma que a atitude de pedir a proibição do livro foi a mais equivocada de toda sua vida, "ele sempre acertou nas suas decisões ao longo da sua carreira, achei até que ele voltaria atrás, mas acabou manchando a sua biografia, queira ou não esse caso agora fará parte da sua história". Paulo Cesar ainda lembrou que um dia o rei cantou 'não importam os motivos da guerra, a paz ainda é mais importante'.

O processo ainda não foi encerrado, em breve deve sair a decisão final. Espera-se que o livro volte a ser publicado e comercializado. Atualmente, Roberto Carlos em Detalhes está disponível em vários sites para download (alguns alterados), é vendido por internautas em sites como o MercadoLivre e por camelôs do Rio de Janeiro, que vendem cópias xerocadas!

Uma coisa é fato, o caso é digno de um novo livro: O Processo em Detalhes. Fica a sugestão para o autor e sua advogada!

Um comentário:

Anônimo disse...

Li alguns trechos do livro e ñ vi nada q possa denegrir aimagem do rei, mto pelocontráriosó faz engradecer toda a carreira grandiosa dele, mas essa é uma decisão que só cabe a ele e devemos respeitar sua opinião. O Rei é Rei e sempre será, amo de paixão!!