17.10.09

Prefeitos baianos são acusados de fraudar censo

Municípios do semi-árido baiano estão sob investigação do Ministério Púplico Federal. O MPF move ação civil pública contra ex-prefeitos acusados de alterar dados produzidos pelo IBGE no censo demográfico de 2000. A fraude foi detectada a partir do comparativo com o censo 2007. O objetivo dos municípios que participavam do esquema era aumentar o valor dos repasses estaduais e federais, pois recursos como o Fundo de Participação dos Municípios são calculados a partir do número de habitantes de cada cidade.

A fraude já foi constatada em sete municípios investigados: Caraíbas, Encruzilhada, Guajeru, Presidente Jânio Quadros, Maetinga, Piripá e Ribeirão do Largo.

Ainda estão sob investigação os municípios de Barra do Choça, Itambé, Boa Nova, Cândido Sales e Belo Campo. E outros cinco, não revelados, ainda podem entrar para a lista.

O envolvimento direto dos ex-prefeitos ainda não foi constatado em todas as cidades. Lourival Silveira, ex-prefeito de Caraíbas, e Antonio Cosme, ex-prefeito de Encruzilhada, são acusados de pactuarem com a fraude em seus municípios.

Coordenadores do censo na região estão sendo indiciado pelo MPF como os cabeças do esquema, acusados de buscar os prefeitos para negociar as alterações.

Informações dos jornais A Semana e A Tarde

Nenhum comentário: