15.12.09

Confecom: Lula faz discurso engessado


Sem dá nomes a bois, o presidente Lula, em seu discurso na abertura da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), lamentou a ausência dos grandes empresários da área e ressaltou, entre outras coisas, a liberdade de imprensa.

No entanto, a oratória do presidente não era, de fato, sua. Um discurso totalmente engessado, sem as típicas piadas e comparações, que dava até para tirar uma soneca. Faltou a emoção que ele emprega normalmente, utilizou termos técnicos e dados imcompreenssíveis, além das corretíssimas concordâncias e palavras pouco usuais. Parecia que tínhamos ali um estudioso da comunicação.

Entre aplausos e interrupções da platéia, Lula agradou, apesar de não ter falado sobre algo mais popular - e mais polêmico: as rádios comunitárias. A cobrança, aos gritos, dos participantes que fez o presidente falar algo, já no final, no improviso.

Como sempre, Lula se saiu bem. Quem deve ter levado um puxão de orelha foi o autor do discurso, que esqueceu o estilo do presidente e fez um cansativo texto que mais parecia a apresentação de uma tese de doutorado.
Ouça a íntegra do discurso do presidente Lula (Brasília, 14/12/09):
Baixar arquivo mp3

Nenhum comentário: