31.12.09

Previsões soltas para 2010


O Folha Solta, que não tem absolutamente nada a perder (a não ser as vidas de seu altíssimo número de redatores), arrisca-se a fornecer aos leitores uma característica ainda não exposta de sua linha editorial: a fé no impossível. Trata-se de algo que foi imposto por certos acontecimentos da vida real. Este jornal não acreditava, por exemplo, que um dia seria possível reunir Lula, Collor e Sarney na mesma frase, nem na mesma foto. Era impossível, mas (talvez por isso) acabou por acontecer. Por isso, o Folha Solta acredita piamente naquilo que os outros consideram impossível.
Estamos convictos, por exemplo, de que os panetones do governador Arruda chegariam aos pobres neocandangos de Brasília. E que, a qualquer momento, a redação deste jornal será invadida por André Cairo e um grupo de extraterrestres dispostos a torcer pelo Vitória da Conquista no próximo campeonato baiano de futebol.

Mas, falando sério, este jornal quer brindar o leitor com algumas previsões para 2010 em alguns assuntos que, graças à influência da mídia, consideramos de extrema importância. Vamos a elas, antes que se confirmem e percamos o furo:

Política 1 – Articuladores políticos do Planalto farão o possível para ampliar o leque de alianças em torno da candidatura da ministra Dilma Roussef à Presidência. Quanto maior o número de partidos aliados, maior o tempo garantido no horário eleitoral. Os governistas querem que o tempo da candidatura Dilma, a qualquer custo, seja superior a 120 minutos. Assim, haverá tempo suficiente para incluir a exibição do filme “Lula, o filho do Brasil”.

Política 2 – O ministro Geddel Vieira Lima não disfarça sua intenção de ser o próximo governador baiano, e para isso tem se movimentado junto a cabos eleit... Digo, prefeitos da região. Caso vença, Geddel poderá vir a se tornar o maior (literalmente) tiro pela culatra já visto na história política da Bahia.

Economia – A reportagem do Folha Solta teve acesso a dois economistas. Um, petista; o outro, tucano. Após ouvir os dois relatos, transcrevê-los, editá-los e deixá-los prontos para publicação, o jornal decidiu descartá-los. Diziam exatamente a mesma coisa.

Televisão 1 – Chacrinha já dizia que, aí, nada se cria, tudo se copia. Portanto, os leitores que não possuem antena parabólica continuarão com reduzidas opções para se divertir. Os que possuem a antena, também permanecerão sem grandes novidades, pois geralmente assistem ao mesmo conteúdo dos que não a possuem. Já os que têm acesso à TV paga, estes têm dinheiro suficiente para atividades mais atrativas do que permanecer em frente à telinha.

Televisão 2 – Em 2010, os telespectadores assistirão ao SBT sem ouvir a voz do locutor Lombardi, morto no início de dezembro aos 69 anos. É evidente que a emissora já não é a mesma de tempos atrás. Entre outras coisas, perdera o segundo lugar no ibope para a TV Record. Mas, nesse caso, Sílvio Santos agiu com rigor: vingou-se do bispo Edir Macedo sem a menor piedade, forçando-o a aceitar Gugu Liberato.

Futebol – Com o Flamengo campeão brasileiro após dezessete anos, parabenizamos a torcida rubro-negra e lançamos a campanha “Troque sua camisa do Mengão por uma edição do Folha Solta”. Todo o material recolhido será utilizado na confecção de uma gigantesca colcha de retalhos cheirando a naftalina, para cobrir o Penicão.

Música – Em 2010, músicas da mesma linha que o “Todo enfiado” continuarão a fazer sucesso. Mas não é preciso ter poderes sobrenaturais para se prever isso. Basta que se continue a investir em educação o mesmo que se investe hoje. Dito e feito.

Mundo – O presidente norte-americano Barack Obama virá ao Brasil, em visita oficial. O presidente Lula irá aos Estados Unidos, também em visita oficial. Por conta de confusões nas duas agendas oficiais dos presidentes, as visitas ocorrerão na mesma data, ao mesmo tempo. Lula dirá que “não sabia de nada”.

(Texto de Gil Brito, originalmente publicado no jornal Folha Solta, edição de dezembro de 2009)

Nenhum comentário: