7.2.10

O bom diagramador...

Gostei desse texto e resolvi compartilhar...

Texto de Fernando Tangi*

Sempre tive costume de fazer relatórios todas as vezes que presenciava ou cometia algum erro no trabalho. Além disso, guardo na memória algumas "histórias" contadas por meus colegas de profissão. O resumo dessas anotações estão abaixo. Acredito ser um bom lembrete, mesmo para os experientes.

1. Começo falando da experiência: Aprendi que todo o cuidado é pouco. Já vi profissionais competentes errar em fonte de títulos, número de páginas, cores... Experiência não é nada para os distraídos.

2. Fotos para gráficas vão sempre em CMYK. No Mac é fácil, pois o próprio sistema mostra isso na janela de arquivos. No Indesign é possível visualizar dando Ctrl+Alt+D e monitorando as propriedades de cada link.

3. Confira os DPIs de cada foto ou figura: No geral, 150 para jornais e 300 para revistas. As imagens precisam estar no tamanho real de impressão. Aumentar a foto no Page Maker, Quark ou Indesign significa perda de qualidade.

4. Confira fontes de letra principalmente em PC. Muitas vezes coloca-se uma fonte qualquer e a Imagesetter da gráfica não reconhecer direito. A solução que encontrei até agora é de utilizar fontes de procedência segura e não as feitas por "estudantes", por mais atraentes que pareçam.

5. Parece mentira, mas texto, créditos e legendas faltando dados ( os tais "xxxxxx") e textos "cortados" são os erros mais comuns.
6. Capa: confira se as cores não vão causar uma impressão ruim. Explico: um vermelho que ficou parecendo sangue na figura principal ou um verde que ficou parecendo que a figura está num pântano.

6.1 Ainda a Capa: veja se existe alguma reticulação (em fonte, imagens, logos). Às vezes, mesmo a imagem em alta resolução apresenta esse tipo de defeito.

7. Confira os rodapés e os cabeçalhos (datas, chapéus e vinhetas) das páginas e da capa. Na capa, confira se o preço foi atualizado, se há erros de português ou de digitação.

8. Prefira sempre o Copy & Paste ao invés de redigitar tudo. Alguns diagramadores preferem escrever o texto de legenda ou títulos porque o Word carrega os estilos para o programa gráfico, "sujando" os estilos criados pelo diagramador. O Indesign dá um jeito nisso com a ferramenta "conta-gotas" onde ela "suga" os estilos de um texto já diagramado e "pinta" nos textos que acabaram de ser jogados na página.

9. Quando receber uma propaganda: confira se veio com as marcas de corte ou com a margem de segurança de 5mm de cada lado, se está em CMYK, se as fontes estão ok e se está com a resolução (DPI) certa e no tamanho que deveria vir. Se houver algum problema, ligue imediatamente para a agência responsável da propaganda. No fechamento, é impossível resolver problemas em anúncios.

10. Aliás, para toda imagem que tem sangria (cores ou imagens que "vazam") o tamanho estipulado de margem é de 5mm para cada lado.

11. O bom diagramador envia os JobOptions, que são todas essas características que citei acima, para a agência que vai enviar algum anúncio. No JobOptions é bom citar que os arquivos devem vir preferencialmente em .pdf ou em .jpg (compressão média, entre 5 ou 6).

12. Cuidado com os "últimos acertos" do cliente ou do chefe. Caso isso aconteça, apague os arquivos anteriores, alerte o pessoal da gráfica com clareza (se tiver que enviar o arquivo novamente). Salve o arquivo com nomes fáceis do tipo : Capa_02.10.04

13. Se tiver que dar um prazo para alguém sobre o término da diagramação pense o seguinte:
- Um arquivo demora 3 minutos para ser fechado em ps para depois virar pdf. Assim, para fechar 30 páginas serão necessários, no mínimo, 90 minutos.
- Uma página demora em média 1 hora para ser montada (considerando tratamento de foto, scaneamento...). Bem, esse tempo é relativo porque depende da complexidade da página, das imagens e dos equipamentos que você tem à mão.
- Uma boa verificação de acertos demora 1 minuto por página, em média.

14. Confira se os fotolitos (quando tiver) estão com os prints (uma versão em papel da imagem) e se estão num envelope pronto para ir para a gráfica.

15. Lembre-se: para gráficas que utilizam fotolito, o melhor é utilizar imagens em TIFF porque dá mais resolução.

16. Para gráficas que utilizam o método CTP (Direto na Chapa, diferente de FilmLess) JPG é suficiente.
17. Confira atentamente os dados quando for montar gráficos ou infográficos. Revise 3 vezes antes de achar que está pronto.

18. Um adendo sobre Copy & Paste: Preste atenção na "rapidez". Já vi textos com um "a" no meio com a certeza que foi um "Crtl+A" mal dado e que acabou indo para o texto. Como fazer? Revisando ao menos uma vez cada página.

19. Diagramador não é um burro-de-carga. Tem o dever de ler todo o material que está diagramando para saber que tipo de diagramação fazer. É comum, nas leituras, encontrar erros de digitação ou coisas do tipo. É dever do diagramador ou designer consertar e avisar o editor.

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