10.7.10

YouTube se aproxima da TV

O site YouTube anunciou um novo sistema de visualização de vídeos de forma contínua, que promete tornar a experiência do internauta "tão fácil como assistir TV", afirma o Google.

Como sugere o nome, a proposta do YouTube Leanback é que o usuário "sente-se, relaxe e se divirta" assistindo vídeos em tela cheia e alta resolução, em seu notebook ou mesmo na tela da TV.

O sistema exibe tanto vídeos selecionados pelo espectador como sugere conteúdos relacionados. E já que a proposta é dar o mínimo de trabalho possível ao usuário, o ´controle remoto´ do Leanback se baseia nas teclas de direção do teclado, eliminando o mouse. "Não há necessidade de clicar, buscar ou navegar, a menos que você queira, claro", explica o blog do YouTube.

Fundado em fevereiro de 2005 e adquirido pelo Google em 2006 por US$ 1,65 bilhão, o YouTube é atualmente o terceiro site mais visitado na internet, segundo o serviço de medição de tráfego online, Alexa, com 2 bilhões de páginas vistas por dia. De acordo com o Google, atualmente, os internautas passam uma média de 15 minutos no site de vídeos.

O Leanback, que ainda está em fase de testes, pode ser integrado ao Facebook passando a exibir vídeos compartilhados por amigos na rede social.

Com o anúncio, o Google se aproxima cada vez mais da sala de estar dos internautas. Em maio a empresa anunciou o a plataforma Google TV, em parceria com as empresas Intel, Logitec e Sony, Intel, para levar conteúdos de vídeo, imagem e jogos da internet ao televisor. O set-top-box do novo serviço tem previsão de lançamento nos Estados Unidos no final do ano.

(Daniela Braun | Valor)

Nenhum comentário: