Marina Silva (neutra) e Bassuma (Serra) durante ato realizado em Conquista - Foto de Arthur Garcia
Os militantes verdes da Bahia participaram, ontem, da carreata pró-Dilma, realizada pelo governador Wagner, e do comício com a presença da presidenciável petista aqui em Vitória da Conquista. Apesar de anunciar neutralidade oficial, o PV da Bahia entrou na campanha de Dilma Rousseff nessa última semana. Uma reunião realizada na segunda, 25, em Salvador, entre a direção do partido e as lideranças petistas, ratificou a posição do partido no Estado e definiu as ações de campanha envolvendo o partido da Marina Silva.
Segundo o presidente estadual da legenda, Ivanilson Gomes, o apoio dos integrantes do PV na Bahia e a participação ativa dos líderes do partido nos eventos pró-Dilma foram definidos pela maioria dos diretores da legenda no Estado - 12 dos 17 anunciaram apoio à candidatura petista, enquanto quatro pregaram a neutralidade e apenas um, o candidato derrotado do PV ao governo, Luiz Bassuma, assumiu apoio a José Serra (PSDB). De acordo com o candidato derrotado do partido ao Senado, deputado Edson Duarte, "na maioria dos Estados, o partido está com Dilma."
Na reunião, ficou acertada a participação de lideranças do PV nos eventos que a candidatura petista vai promover na Bahia até o fim da campanha. O que de fato aconteceu, Edson Duarte aproveitou o ato político em Conquista para anunciar, oficialmente, o apoio dos verdes baianos à candidata do presidente Lula.
Os militantes verdes conquistenses já tinham declarado, através de carta aberta, apoio à petista. Atualmente o partido é coligado ao governo do prefeito Guilherme Menezes (PT), ocupando o cargo de vice-prefeito o verde Ricardo Marques, que concorreu nessas eleições a uma cadeira na Assembleia Legislativa e obteve 5.625 votos.
No primeiro turno, Marina teve 26.880 votos, o que equivale a 18,67% dos votos válidos de Vitória da Conquista. Esses votos que darão a vitória, na cidade, a um dos dois presidenciáveis que concorrem nesse segundo turno, pois a diferença entre Serra e Dilma foi de 2.640 votos.
(Com informações da Agência Estado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário