19.1.11

Novíssimos baianos

Quem ainda não conhece o som de Os Barcos, uma das promessas da música independente baiana da atualidade, tem agora uma ótima oportunidade: o primeiro lançamento do Compacto.Rec de 2011 é da banda conquistense. Embalados pela Tour Fora do Eixo intitulada “Novíssimos baianos”, realizada em dezembro de 2010 em cidades de cinco estados do nordeste brasileiro para lançamento do primeiro álbum - totalmente disponibilizado em versão virtual com músicas, letras, release, fotos, vídeo e banners.

O Compacto.Rec é um projeto de lançamento de compactos virtuais com o objetivo de estimular a difusão e distribuição de artistas e grupos atuantes na música independente no Brasil e América Latina. O projeto é uma realização do Circuito Fora do Eixo, uma rede de trabalhos colaborativos concebida por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul no final de 2005.

O disco - Composto por 12 canções autorais, o primeiro CD da banda traz letras com conteúdos ora poéticos, ora existenciais, bem como encontros e relações do cotidiano que permitem de maneira simples e direta a expressão dos sentimentos. As melodias e harmonias buscam compor uma sonoridade que transita pelas produções musicais dos anos 60 e se misturam com a musicalidade atual. As composições foram direta e indiretamente influenciadas pelos Beatles, The Doors e Los Hermanos, além de mesclar, principalmente, características do Jazz e do Rock. Para baixar o disco, clique na imagem acima.

A banda - Formada no segundo semestre de 2008 no interior baiano, em Vitória da Conquista, a atual formação existe desde janeiro de 2010: Marx Eduardo - vocal e baixo; Ivan da Mata - piano; Fernando Bernardino - guitarra e Netto Fernandes - bateria. Em 2010, a banda esteve entre os 24 particpantes do Festival de Música da Bahia, sendo selecionada entre mais de 600 concorrentes. Em junho, Os Barcos fará uma turnê na Argentina. A banda integra o Coletivo Suiça Bahiana/Ponto Fora do Eixo.

O nome Os Barcos é uma alusão a um escrito de Fernando Pessoa: "navegar é preciso; viver não é preciso", em que Pessoa escreve que "viver não é necessário; o que é necessário é criar". Sendo assim, cada componente da banda comporta-se como a um barco navegando no caos, em movimento poético e por linhas de fuga.

No Twitter: www.twitter.com/OsBarcos
MySpace: www.myspace.com/osbarcos
Outras informações: http://coletivosuicabahiana.blogspot.com

Nenhum comentário: