13.3.11

Novos voos para a Rumpilezz

Depois de 13 anos tocando com a cantora Ivete Sangalo, o saxofonista Leitieres Leite deixa a Banda do Bem para se dedicar totalmente à Orkestra Rumpilezz. Em sua página no Facebook, Leitieres agradeceu a todos com quem esteve durante esse período, especialmente à cantora. "Uma verdadeira escola em minha vida! Ivete, obrigado por ter promovido tantas conquistas juntos". E justificou a decisão tomada: "os crescentes compromissos da Orkestra Rumpilezz me fizeram ter de escolher este caminho".

Agora, o desafio do músico e criador da big band - que também é maestro, arranjador e compositor - será difundir ainda mais o trabalho pelo Brasil e mirar a carreira internacional. As composições e os arranjos do grupo partem de claves e desenhos rítmicos do universo percussivo baiano, além da influência jazzística. Para tanto, são cinco músicos de percussão (atabaques, surdos, timbaus, caixa, agogô, pandeiro e caxixi) e 14 músicos de sopro (trompetes, trombones, saxes alto, saxes tenor, sax barítono e tuba).

Em 2010, a Rumpilezz recebeu o Prêmio Bravo! de Melhor CD Popular do Ano e os prêmios de melhor grupo de música instrumental e revelação do ano no 21º Prêmio da Música Brasileira. Lançado em 2009, o primeiro disco foi elogiadíssimo pela crítica. Paulo Cavalcanti, da Rolling Stone, o classificou com quatro estrelas e como "altamente recomendado".

O NOME - O nome do grupo representa os três atabaques do candomblé: o Rum, o Rumpi e o Lé. O ‘zz’ no final vem de Jazz, já o 'k' de Orkestra é do original grego.

A Rumpilezz integra o casting de artistas da Caco de Telha - empresa de Ivete Sangalo - e é atração já confirmada de dois grandes eventos brasileiros: o Rock In Rio (dia 23 de setembro, no palco Sunset) e o BMW Jazz Festival, que acontece entre 10 e 12 de junho em São Paulo.

Abaixo, ouça Floresta Azul, uma das faixas do álbum Leitieres Leite e Orkestra Rumpilezz (2009).

Nenhum comentário: