5.7.11

Cândido Sales, a primeira do estado

A cidade de Cândido Sales nasceu em meados do século XIX do povoamento de fazendeiros que se estabeleceram, principalmente, às margens do rio Pardo, no povoado Porto de Santa Cruz (a igrejinha da foto é localizada nesse povoado e foi construída pelos seus primeiros habitantes).

O território, naquela época, integrava o município de Conquista. Em 1943, o distrito de Porto de Santa Cruz teve sua denominação alterada para Quaraçu e Conquista passou a se chamar Vitória Conquista. Onze anos mais tarde, a sede distrital transferiu-se para o povoado de Nova Conquista, que teve seu desenvolvimento acelerado por conta da Rio-Bahia (BR-116).

A emancipação política ocorreu em 5 de julho de 1962, há exatos 49 anos, passando de Nova Conquista para Cândido Sales. Hoje, Quaraçu e o Porto de Santa Cruz são, respectivamente, distrito e povoado da cidade.

Saindo de Minas, para a Bahia, via BR-116, Cândido Sales é a primeira cidade do Nordeste
 A CIDADE EM NÚMEROS
População (Censo 2010): 27.918 (14.032 homens e 13.886 mulheres)
Área territorial (Km²): 1.617,522
Densidade demográfica (hab/Km²): 17,26
Eleitorado: 19.837 eleitores
PIB per capita: 3.320,22 reais
Estudantes matriculados: 6.827 no ensino fundamental e 1.357 no ensino médio
Número de Professores: 244 no ensino fundamental e 65 no ensino médio
Estabelecimentos de saúde (SUS): 11
Valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM): R$ 11.211.922,21
Número de empresas locais: 320

(Fonte: IBGE)

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns por abrir esta coluna, no entanto, cuidado com o relato da História do município, pois, contém muitas coisas incorretas no texto. p.ex., Cândido Sales é a antiga 'Nova Conquista1 e não Porto de Santa Cruz.
outra: porto de Santa Cruz é uma localidade e Quaraçu, outra.

Unknown disse...

Caro leitor, Cândido Sales conhece pouco da sua história e isso que tentei contar nessa postagem. De fato, toda aquela região pertencia a Conquista e, com base em pesquisa, descobri que Quaraçu já foi onde hoje é o Porto de Sta Cruz, mas a sede do distrito mudou para onde é hoje por aquela região ter se desenvolvido mais.

Nova Conquista era povoado do distrito de Quaraçu, só depois, por conta da Rio-Bahia, em 1954, a sede se transferiu para Nova Conquista, onde é hoje a sede, que perdeu essa denominação quando se emancipou, em 1962.

Então, o município passou a ser formado por 4 distritos - como é até hoje: Quaraçu, Lagoa do Timóteo, Barra do Furado e Lagoa Grande. As demais localidades são povoados que fazem parte de um desses distritos, como é o caso do Porto de Santa Cruz que está na região de Quaraçu.

Assim, dá para entender a importância histórica de Quaraçu e do Porto de Santa Cruz, onde nasceu a cidade.