16.9.11

Barulho da Copa 2014 vai ser baiano

Foto: Divulgação
Faltam 1000 dias para a Copa do Mundo de 2014, mas ainda não deu para esquecer o barulho das vuvuzelas da edição de 2010 na África do Sul, não é mesmo? Quem também não esqueceu foi o multi-talentoso Carlinhos Brown, que, inspirado no sucesso que fez o instrumento africano, resolveu criar o som da copa que tem como sede o Brasil.

O percussionista tomou como referência o caxixi (aquele chocalho utilizado, principalmente, nas rodas de capoeira) e deu corpo à "caxirola". O instrumento funciona da seguinte forma: a bolinha serve de base e deve segurá-lo pelas alças e chacoalhá-lo para obter o som agudo desejado. Há ideias de modelos - menores e maiores - e de cores diversas. Ele ainda não está 100% pronto, faltam algumas modificações no design e na forma de segurá-lo e, por isso, não há previsão para comercialização, mas a expectativa é a de atrair os turistas com a novidade.

"O designer é todo novo, com material reciclado. Meu desejo é fazer com plástico verde para promover, nos estádios, a energia limpa que sai num grito de gol. Para isso, tenho algumas ideias... Valem coreografias, valem músicas, vale caxirolar" - animou-se o compositor, que é internacionalmente conhecido.

"Tenho certeza de que esse é um instrumento importante para a economia criativa pelo seu poder de popularização. E traz também o chiado de que podemos ganhar a Copa e ganhar com a Copa. Pé na bola, mão no couro é o lema. Com a caxirola, poderemos repercutir no estádio até o som das águas", garantiu Brown.

Brown apresentou sua criação em agosto desse ano, em Salvador.

Nenhum comentário: