23.9.11

Celebre a primavera com sorvete



Com a chegada da primavera nesta sexta-feira (23), tem início o período das estações mais quentes do ano. É por isso que a data foi escolhida para comemorar o Dia Nacional do Sorvete, a delícia inventada pelos chineses que adoça o paladar dos brasileiros há 177 anos. Em 2010, a produção nacional do produto superou 1 bilhão de litros.

Além de uma deliciosa sobremesa, o sorvete é altamente nutritivo ao organismo, sendo fonte de proteínas, açúcares, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais.

Um pouco da história
A hipótese trabalhada pelos historiadores é a de que o sorvete tenha sido criado pelos chineses, na Antiguidade, ao misturarem neve com suco de frutas. A experiência se repetiu em Roma, onde o Imperador Nero mandava seus escravos às montanhas para buscar neve e misturá-la ao mel, suco e polpa de frutas. Por volta do século XII, mercador veneziano Marco Polo incorporou o leite às receitas. O sorvete só passou a ser produzido em escala industrial nos anos 50, nos Estados Unidos. Atualmente, os norte-americanos são os maiores produtores mundiais.

O sorvete chegou ao Brasil em 1834, quando dois comerciantes cariocas compraram 217 toneladas de gelo, vindas de um navio norte-americano, e começaram a fabricar sorvetes com frutas brasileiras.

O alimento chegou a ser considerado o precursor do movimento de liberação feminina. Para saborear o sorvete, a mulher passou a praticar seus primeiros atos de rebeldia contra a estrutura social da época, invadindo bares e confeitarias, lugares, até então, somente ocupados por homens.

Onde tomar um delicioso sorvete em Vitória da Conquista:
Freddissimo - Shopping Conquista Sul
Pede Sorvete - Praça da Normal
Casa do sorvete - Av. Siqueira Campos
Sorveteria Recreio - Av. Siqueira Campos
Sorveteria Pollo Norte - Av. Frei Benjamim

Nenhum comentário: