11.10.11

Renato Russo canta nas telonas


Quinze anos depois da morte do líder da Legião Urbana, Renato Russo é o centro das atenções de três produções cinematográficas nacionais, duas ainda em andamento.


A cinebiografia "Somos tão jovens", com direção de Antônio Carlos da Fontoura, se arrasta desde 2004. O longa foca a vida de Renato entre 1978, quando ele formou o grupo Aborto Elétrico com Flávio e Fê Lemos (que depois criariam o Capital Inicial), e a assinatura do contrato da Legião com a EMI, em 1983, após um show no Circo Voador, no Rio. "Renato foi o grande articulador dessa geração, mas será um filme de turma, que mostra como os jovens de Brasília usaram o rock para responder à ditadura e à caretice que então imperavam", diz Fontoura. O filme está previsto para chegar aos cinemas na metade de 2012.

Site: somostaojovens.com.br


O longa-metragem de ficção "Faroeste caboclo", criado a partir da canção-homônima pelo diretor René Sampaio, é nada mais que a história de João de Santo Cristo e Maria Lúcia, narrada (cantada) em uma música de nove minutos de duração. São 159 versos que se converteram em roteiro desenvolvido por Paulo Lins e Marcos Bernstein. Mesmo conhecendo o fim da história desse casal, o filme é aguardado com ansiedade pelos fãs da geração conquistada pelo grupo brasiliense, mas ainda não tem previsão para estreia.

Site: www.faroestecaboclo.com.br


Já o documentário "Rock Brasília - Era de ouro", de Vladimir Carvalho, foi exibido nos festivais de Paulínia e de Brasília e teve sua pré-estreia na semana passada, em São Paulo, e ainda será exibido no Festival do Rio numa sessão para convidados antes de ser distribuídos para os cinemas. O doc mescla shows e entrevistas, registradas tanto na última metade da década de 1980 como também na atualidade, com integrantes de grupos do Distrito Federal, entre eles Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial. Entre os depoimentos, destaca-se os da mãe de Renato, Carmem Manfredini, e do professor Briquet, pai de Fê e Flávio Lemos. "Rock Brasília" entra em cartaz no próximo dia 21.

Site: rockbrasilia.net

Confira o trailer abaixo.

Nenhum comentário: