15.11.11

Yuri Barreto: músico erudito conquistense



Bacharel em música com habilitação em violão erudito pela Universidade Federal da Bahia, Yuri Barreto é natural de Vitória da Conquista e atualmente é professor no curso de graduação em Música da Universidade Federal de Sergipe.

O músico já participou de diversos cursos de especialização, como o 29º Curso Internacional de Verão de Brasília, 9º Festival Internacional Música nas montanhas (Poços de Caldas-MG), 5º Festival Nacional de Violão do Piauí (FENAVIPI), XXI Seminários Internacionais de Música da UFBA. Aperfeiçoou-se em diversas aulas e master-classes com artistas consagrados, dentre os quais: Turíbio Santos, João Omar, Paulo Inda, Fábio Zanon, Júlio Ribeiro (Bra/Eua), Ana Vidovic (Croácia/Eua), Edelton Gloeden, Camilo Carrara e Eduardo Meirinhos. Fez também aulas de música de câmara com a pianista Maria Teresa Madeira e com o Maestro Fredi Gerling.

Yuri já se apresentou em diversas cidades como Salvador, Brasília, Poços de Caldas, São Paulo, Teresina, Vitória da Conquista, bem como no programa “Violões em Foco” da Rádio MEC FM do Rio de Janeiro.

Em turnê com o projeto 'Do Alaúde ao Violão', o conquistense vai apresentar um concerto de violão clássico em Itabuna, dia 16 de março de 2012, às 20h, no Centro de Cultura Adonias Filho e em Jequié, dia de 30 de março de 2012, às 20h, no Centro de Cultura ACM. A entrada é franca. A apresentação passou, esse mês, pela cidade de Guanambi.

O repertório da apresentação inclui obras que vão desde o renascimento - quando instrumentos antecessores do violão, como o alaúde e a vihuela, predominavam nas cortes e palácios - passando pelo barroco, classicismo (momento em que surge o primeiro modelo de violão na forma que temos atualmente), romantismo, modernismo, até chegar à música contemporânea. Envolvendo compositores e peças representativas da música de concerto e abrangendo pouco mais de 500 anos de tradição musical, o concerto apresentará a trajetória e as mudanças ocorridas com a música durante estes períodos.

(Informações do site iBahia)

Nenhum comentário: