1.2.12

MP alerta para violência sexual contra crianças na Internet

O Ministério Público do Estado da Bahia lançou, no fim de janeiro, a campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes com foco aos abusos cometidos na Internet. “Em casa ou no mundo virtual, a violência é real”, esse é o lema da campanha 2012, realizada pelo sétimo ano pelo órgão.

Pela primeira vez, a campanha aborda os riscos que a internet pode oferecer a crianças e adolescentes. A identificação do ambiente virtual como foco foi considerada um acerto, já que a internet vem sendo um vetor para a prática de crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

O aumento de 840% no número de denúncias para o Disque 100 desde o início da primeira edição da campanha, que em 2011 registrou 2115 denúncias contra 225 em 2005, foi apontado como um sinal do sucesso da iniciativa do Ministério Público.

Segundo o Ministério Público, Salvador lidera a lista dos municípios com maior número de denúncias, seguido por Feira de Santana, Ilhéus e Itabuna. As vítimas preferencias são as meninas de 12 a 17 anos. O perfil do agressor, no entanto, mudou. “Antes, os pais lideravam a lista. Agora, em primeiro lugar estão os desconhecidos, o que se deve, em boa medida, a contatos realizados através da rede mundial de computadores”, revelou a promotora Márcia Guedes, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e Adolescente (Caoca) do MP-BA.

A cantora Ivete Sangalo, pelo segundo ano consecutivo, protagoniza a campanha dando voz e imagem à iniciativa, sem cobrar cachê. Assista ao vídeo da campanha abaixo e promova a campanha utilizando as peças produzidas e disponibilizadas no site do MP.

Nenhum comentário: