22.3.12

Vereadores debatem produção de eucalipto na região


Para esclarecer a população acerca da realidade e das dificuldades enfrentadas pelos produtores regionais e sublinhar os benefícios que a cultura do eucalipto pode trazer para o meio ambiente e para a economia, em nível regional e mundial, será realizada nesta sexta, 23 de março, a partir das 8h30, uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, com o intuito de discutir a liberação, plantação, produção e comercialização do eucalipto na região.

Participarão dos debates, representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Assembleia Legislativa da Bahia, da Universidade Estadual do Sudoeste e da Associação dos Silvicultores do Sudoeste da Bahia (Assosil).

De acordo a Assosil, os produtores de eucalipto têm enfrentado inúmeros problemas relacionados à morosidade nos processos de liberação do plantio e corte do eucalipto. A falta de autonomia do Inema regional tem sido apontada como a maior causa, pois os processos acabam submetidos à sede estadual em Salvador, que, sobrecarregada, com um número reduzido de técnicos, emperra inúmeros processos que deveriam conferir um parecer em, no máximo, 180 dias, mas terminam por ficar anos sem solução.

NÚMEROS - Na Bahia, o plantio florestal atingiu 631.464 hectares, dos quais 73% correspondem à área de plantações de eucalipto em mais de 500 municípios, segundo dados do anuário estatístico de 2011 da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf).

O eucalipto representa 70% dos empregos no setor de florestas plantadas no estado da Bahia. Plantações de eucalipto no sudoeste baiano chegam a 26 mil hectares, com potencial de 300 mil hectares no planalto de Vitória da Conquista e região, de acordo com a Assosil.

(Informações da Agência vOceve)

Nenhum comentário: