9.4.12

"Mazzaropi ficou bilionário com o cinema", diz biógrafo

O comediante completaria, hoje, 100 anos
Do portal Terra (por Marina Azaredo)

Jeca, o mais famoso personagem que interpretou no cinema, pouco tinha em comum com o seu criador, Amácio Mazzaropi. No dia em que são celebrados os cem anos de seu nascimento, o biógrafo do ator, diretor e produtor, Paulo Duarte, explica como o lendário humorista conseguiu confundir sua própria pessoa com seus personagens.

"Mazzaropi ficou bilionário fazendo cinema no Brasil. Mas ele negava isso por medo de ser assaltado", disse Duarte, autor do livro Mazzaropi - Uma Antologia de Risos, garantindo que o artista era também muito mais sofisticado em seu cotidiano do que demonstrava publicamente. "Mazzaropi morava em uma casa com lareira, tinha amigos na Academia Brasileira de Letras, frequentava teatros, gostava de ópera, de música clássica, então era o falso caipira. Na verdade, o personagem era um caipirão, mas ele mesmo não. Vestia-se bem, era vaidoso, estava sempre de terno e gravata. Usava até smoking."

Na conversa, o biógrafo procurou explicar o sucesso do ator como uma combinação de sorte e de sua vontade de sempre inovar. O personagem caipira que se tornou símbolo de sua longa história na dramaturgia, por exemplo, foi um tipo com o qual o público se identificou justamente pelas características que viam em comum com ele na ocasião. "O caipira, o nordestino, o pessoal que tinha sido criado nas zonas rurais, estava fazendo o movimento de ida para as capitais. As pessoas estavam se estabelecendo nas cidades para construir o Brasil da indústria, esse Brasil novo", contextualizou.

"E o Mazzaropi começou a mostrar na tela o caipira que estava em conflito com essa modernização. Então, o cara do interior que estava na cidade e, nos momentos de folga, ia ao cinema para assistir a um filme, se via refletido na tela. Quando ria do Mazzaropi, ria mais por uma identificação, porque ele estava se vendo na tela, estava rindo dele mesmo. Existia uma massa muito grande indo para as capitais para trabalhar, a tal da mão de obra barata. E ele estava falando para esse pessoal."

Confira a entrevista na íntegra.

Abaixo, trecho de um dos seus sucessos, o filme Jeca Tatu (confira filmografia aqui).

Nenhum comentário: