3.5.12

CB indica: Festival da Juventude

Uma programação diversificada e extensa nos aguarda neste final de semana durante a primeira edição do Festival da Juventude. Então, resolvi escolher três atrações, por dia, para indicar aos leitores do Conversa de Balcão. Se você puder aproveitar toda a programação, não deixe passar essa oportunidade!

04/05, sexta
Leonardo Boff
Teólogo brasileiro, escritor e professor universitário, expoente da Teologia da Libertação no Brasil. Foi membro da Ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos. É respeitado pela sua história de defesa pelas causas sociais e atualmente debate também questões ambientais. É autor de mais de 60 livros nas áreas de teologia, ecologia, espiritualidade, filosofia, antropologia e mística. Irá, ao lado do secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, fazer a palestra de abertura com o tema "Juventude e Cultura", às 14 horas, no Centro de Convenções Divaldo Franco.

Passeio ciclístico
“Bicicletada Conquista – Pela paz no trânsito”, com saída às 17 horas, da Praça Guadalajara (Praça da Normal). Os ciclistas percorrerão as principais ruas do centro da cidade, conscientizando os usuários dos meios de transporte motorizados da importância da bicicleta.

Lucas Santtana
Baiano radicado no Rio de Janeiro há 17 anos, músico independente com carreira sólida e discos bem aceitos, Lucas Santtana lançou recentemente seu quinto álbum, "O Deus que Devasta mas Também Cura", que mistura música jamaicana, funk carioca e tecnobrega. Show na Praça Barão do Rio Branco, a partir das 20 horas.
05/05, sábado
Tradição e cultura popular (Roda de conversa)
Com o cantador e cordelista Maviael Melo (foto) e o poeta e repentista Onildo Barbosa, às 9 horas no Auditório da Uesb.
O Circo de Solenildo(Teatro)
Da Companhia Operakata de Teatro, “O circo de Soleinildo”, de Gilsérgio Botelho, ganhou os prêmios de Melhor Cena, Melhor Figurino, Melhor Cenografia e Melhor Atriz, pela atuação de Kécia Prado, do 1º Festival de Cenas Curtas de Teatro de Vitória da Conquista, realizado entre os dias 8 e 10 de dezembro do ano passado. Durante o Festival, será apresentado na Praça Barão do Rio Branco, às 19 horas.

Tom Zé
Ele inventa instrumentos, recria sons, polemiza no palco e fora dele. Reconhecido internacionalmente, foi esquecido pelos amigos da Tropicália e caiu no ostracismo, voltando ao cenário após ser "descoberto" pelo britânico David Byrne, na década de 1990. É, no entanto, o mais tropicalista dos tropicalistas, sendo uma das figuras mais originais da música brasileira na atualidade. Show na Praça Barão do Rio Branco, a partir das 20 horas.

06/06, domingo
Democratização da comunicação (Roda de conversa)
Com o jornalista Renato Rovai (Revista Fórum), o jornalista e deputado federal Emiliano José (foto), o jornalista Pedro Caribé (Intervozes), a coordenadora executiva do Instituto Overmundo, Ooana Castro e o representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social, Ricardo Aiof.

O cinema de Quentin Tarantino (Oficina)
Diretor, ator e roteirista de cinema dos Estados Unidos da América, Tarantino alcançou fama rapidamente no início da década de 1990 por seus roteiros não-lineares, diálogos memoráveis e o uso de violência que trouxeram uma vida nova ao padrão de filmes norte-americanos. Ele é o mais famoso dos jovens diretores por trás da revolução de filmes independentes dos anos 90, tornando-se conhecido pela sua verborragia, seu conhecimento enciclopédico de filmes, tanto populares, quanto os considerados "cinema de arte". A oficina acontece no Centro de Convivência do Idoso, às 14 horas, com Marcelo Lopes e Luciana Oliveira.

Criolo
Com o disco 'Nó na Orelha', ele chegou ao grande público no ano passado, extrapolando a cena do rap para mergulhar nas sonoridades latinas. No entanto, Criolo já tem mais de 20 anos de carreira e passou a ser referência do rap após a criação do Rinha de MC's, em SP. Foi um dos artistas mais premiados de 2011. Show na Praça Barão do Rio Branco, a partir das 20 horas.

Para participar das rodas de conversas e/ou das oficinas é preciso fazer inscrição. A programação é totalmente gratuita.

SERVIÇO
FESTIVAL DA JUVENTUDE
De 4 a 6 de maio de 2012, em Vitória da Conquista - Bahia.
Locais: Praças Barão do Rio Branco e Nove de Novembro, Uesb, Fainor, Centro de Convenções Divaldo Franco, Casa Memorial Régis Pacheco, Rede de Atenção de Defesa da Criança e do Adolescente, Centro de Convivência do Idoso, Câmara de Vereadores, Teatro Carlos Jeovah e Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Programação completa no site oficial do evento.

Nenhum comentário: