8.5.12

São João na terra do sol

Nascida na cidade, a banda Cangaia de Jegue volta a se apresentar
em Jequié após estouro do Ai, se eu te pego
Jequié, localizada no sudoeste baiano a 365 km da capital, é destino para muitos baianos e turistas que querem curtir os festejos juninos preservando as manifestações populares e todas as tradições típicas de cidades do interior nordestino. Fogueiras nas ruas, assados nos fornos, biscoitos na mesa, licor nas bandejas, cheiro de foguetes e bombas, um vinil de Gonzagão a tocar e bandeirolas a balançar... Crianças, senhoras, velhinhos, moças e rapazes, sejam ou não visitantes da cidade, lotam as praças que integram o circuito da festa e, nessa época, já conta os dias para o início da programação na terra do sol.

A prefeitura da cidade já divulgou alguns detalhes do São João de 2012. Elba Ramalho, Flávio José, Targino Gondim, Cangaia de Jegue e Cavalheiros do Forró estão entre as atrações do palco principal, na praça da Bandeira, e se apresentam entre os dias 22 e 24 de junho. Já a Vila Junina começa no dia 14 de junho na praça Ruy Barbosa, valorizando cantores e bandas da cidade e da região. Este ano, a cidade vai homenagear o rei do baião, Luiz Gonzaga, que completaria 100 anos no próximo mês de dezembro.


Além da programação das praças, organizada pelo poder público municipal, eventos particulares acontecem na cidade, como o Forró do Namoral, Forró da Budega, Amigos do Dan e o famoso Forró da Margarida, que neste ano chega à 12ª edição.

A festa acontece no dia 23 de junho e tem como atrações Ivete Sangalo, Calcinha Preta, Cangaia de Jegue, Alexandre Peixe e Waldonys. Mais informações no site oficial (confira pontos de vendas aqui).

Nenhum comentário: