20.6.12

Casa do Cordel se destaca na Vila Junina



Os folhetos espalhados sobre a mesa e as fotos de Lampião expostas nas paredes de uma das casas de taipa montadas em frente ao Memorial do Forró, na praça Tancredo Neves, têm chamado atenção de quem visita a vila junina.

Presente no Forró Pé-de-Serra do Periperi desde a edição de 2009, a Casa do Cordel, organizada pelo professor Antonio Andrade, é um dos destaques da vila, atraindo de crianças aos mais idosos. A exposição conta com centenas de títulos da literatura de cordel, alguns escritos há séculos, entre eles estão os folhetos que inspiraram Ariano Suassuna a escrever o Auto da Compadecida, os que homenageiam ícones nordestinos como Lampião, Padre Cícero e Luiz Gonzaga, e também personagens históricos, como Che Guevara, Zumbi dos Palmares, Tiradentes e Anita Garibaldi.


As obras são de antigos e contemporâneos poetas populares do Nordeste brasileiro, de Leandro Gomes de Barros a Rouxinol do Rinaré. As histórias representam fatos reais, contam atos heróicos, trapalhadas ou confusões, mas também navegam no campo do imaginário, como a história fascinante do Pavão Misterioso.

Quem visita a Casa do Cordel também encontra dezenas de fotos do cangaço - principalmente de Virgulino Ferreira e seus cabras, xilogravuras - as típicas ilustrações dos folhetos, peças de artesanato talhadas em carnaúba, fotos do poeta matuto Patativa do Assaré e do lendário, porém real, Seu Lunga, um painel em homenagem a Luiz Gonzaga, livros sobre o cangaço e outros objetos típicos, além de uma oportunidade de bater um papo sobre a cultura popular nordestina e sair de lá com um tantinho de tanta riqueza.


Todo o acervo da Casa do Cordel pertence ao professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Antonio Andrade, colecionador de cordéis, pesquisador do cangaço e da cultura nordestina, responsável pelo blog Luz de Fifó (luzdefifo.blogspot.com) e militante propagador da nossa cultura popular.

CASA DO CORDEL
Local: Vila Junina, na Praça Tancredo Neves.
Aberta para visitação até o dia 24 de junho, a partir das 18 horas.

Nenhum comentário: