20.6.12

"Retirada", de Elomar, está na trilha sonora de Gabriela

Vai pela istrada enluarada
Tanta gente a ritirar
Levando só necessidade
Saudades do seu lugar

As cenas da caminhada pelo sertão lembraram o filme "Na quadrada das águas perdidas" e o tom sertanejo se completou quando Gabriela e o seu tio foram embalados pela voz do cancioneiro Elomar Figueira. Ao pé de uma fogueira, sob o céu do sertão baiano, a moça era fitada por dois jagunços, também retirantes e esfomeados. A viola inconfundível do príncipe da caatinga integrou a cena, que não seria a mesma sem o dedilhar de Elomar.

Como a maioria das canções que integrou a trilha sonora da versão de 1975, "Retirada" voltou no remake de Gabriela, novo folhetim das 23 horas que começou nesta segunda, 18, na Rede Globo. A música faz parte do primeiro LP do menestrel conquistense, "Das Barrancas do Rio Gavião", lançado em 1973.

"Modinha para Gabriela", cantada por Gal Costa, "Guitarra Baiana" (por Moraes Moreira) e "Alegre Menina" (por Djavan) também são algumas das músicas mantidas por Iuri Cunha e Mariozinho Rocha, responsáveis pela produção e direção musical da versão de 2012. A primeira trilha, assinada por Guto Graça Mello, é considerada uma das melhores da teledramaturgia brasileira.

A nova versão da história, escrita por Jorge Amado em 1958, é assinada por Walcyr Carrasco, com direção de Mauro Mendonça Filho e protagonizada por Juliana Paes.

Assista abaixo à cena, do primeiro capítulo da novela, em que tocou a música.

Nenhum comentário: