4.8.12

Festival Amar Amado começa hoje em Ilhéus


"É comum o leitor deparar-se com um personagem subindo a ladeira da Conquista, contemplando a Avenida da Praia  (hoje a Avenida Soares Lopes), ou os Jardins da Praça Seabra (a Praça da Prefeitura), atravessando o ancoradouro para ir ao Pontal e andar por suas poucas ruas de areia". Até hoje, Ilhéus é povoada pelos personagens de Jorge Amado, como bem assinalou a pesquisadora Juliana Santos Menezes, em seu trabalho "As imagens da cidade de Ilhéus na literatura de Jorge Amado".

Por essa razão, a cidade irá festejar os 100 anos do escritor nesta semana. Shows musicais, teatro, cinema, dança, exposições, feira literária, festival gastronômico e concurso cultural integram o Festival Amar Amado, evento totalmente gratuito promovido pela Prefeitura de Ilhéus em homenagem ao centenário do escritor. A programação tem início neste sábado, 4, e se estende até o dia 12.

Mais: Programação completa disponível no site oficial do festival.

Jorge Amado nasceu em Ferradas, município de Itabuna, no dia 10 de agosto de 1912, mas eternizou a cidade de Ilhéus com a romance da menina Gabriela com o sírio Nacib (Gabriela, Cravo e Canela - 1958) e através de outras obras que retrataram as beleza e a riqueza da região do cacau (Cacau  - 1933,  Terras do Sem Fim - 1942,  São Jorge dos Ilhéus - 1944,  Tocaia Grande: A Face Obscura - 1984 e  A Descoberta da América pelos Turcos - 1994).

Uma das atrações mais esperadas do festival é o cantor Caetano Veloso, que se apresenta no palco principal (praça da Catedral) no dia 10 de agosto. Além de Caetano, Moraes Moreira (hoje, 4), Margareth Menezes (9) e a família Caymmi (12) subirão ao palco para celebrar o escritor baiano. O Amar Amado acontece no Quarteirão Jorge Amado, em prédios históricos e vias públicas.

Nenhum comentário: