5.4.12

Redes sociais no trabalho: pode?

Sou responsável pela coluna Conversa Conectada no site F5 Jequié, onde escrevo sobre novas tecnologias. Nesta semana, resolvi postar aqui o meu último texto publicado. Confira!



A pesquisa é recente e polêmica. A constatação de um site norte-americano é de que usar Facebook no trabalho deixa funcionário mais feliz. Segundo o levantamento, a rede social serve como uma válvula de escape dentro das empresas. Outro dado revelador: cada vez menos as companhias estão bloqueado o Facebook. No ano passado, outra pesquisa havia revelado algo parecido: navegar na internet tem função restauradora importante e revigora a pessoa mentalmente após longos períodos de trabalho.

Há, porém, considerações a serem feitas. Primeiro, é preciso considerar que cada caso é um caso. Segundo, independente do lugar onde você estiver acessando a uma rede social, tem que saber usar! Mas, voltemos ao nosso local de trabalho.

Vamos partir do pressuposto de que estar inscrito em pelo menos uma rede social (ou "a vida virtual") é uma realidade para internautas. As redes estão a cada dia mais inseridas no nosso cotidiano e integrando a nossa vida real (por isso, os termos "realidade virtual" e "vida virtual" caíram em desuso). Então, se você é empregador, recomendo que não bloqueie ou proíba o acesso às redes dentro da sua empresa. A proibição só afeta o comportamento e as relações entre funcionário e chefe. Considerando de que elas fazem já parte do dia a dia, seria como proibir o celular.

Mas, da mesma forma que ninguém fica o tempo todo no celular, o funcionário não deve permanecer online por muito tempo. É preciso se atentar para não dar mais atenção às redes e se esquecer do trabalho. Então, lembre-se de que primeiro lugar estão, sempre, as obrigações. Priorize as suas tarefas e, se houver tempo, pode acessar o seu perfil. É recomendável que faça isso quando estiver perto do horário de almoço ou do fim do expediente, para não correr o risco de perder a noção do tempo e acabar prejudicando o andamento das tarefas do dia.

Ao utilizar as redes, você não pode esquecer de um detalhe muito importante: o que é publicado na internet, fica na internet. Tenha sempre cuidado ao fazer um comentário (seja lá qual for o assunto), postar uma foto ou um vídeo, é melhor que pense duas vezes antes - deixar para pensar depois pode ser tarde. É comum ter colegas de trabalho na sua rede (quem sabe até o chefe), por isso você precisa manter a cordialidade e o bom-senso. Não se engane, o seu perfil na internet é um espelho do que você é.

Quer outra dica interessante? Utilize as redes para procurar temas e assuntos que possam agregar valor ao cargo que ocupa. Dessa forma, além de se informar, acaba ganhando moral com à chefia e mostrando que o mundo digital não é um monstro tão terrível quanto o pintam.

A recomendação que fica é antiga: abuse do equilíbrio (ou, se preferir, aprecie com moderação). Afinal, como vovó já dizia, tudo em excesso faz mal!

Nenhum comentário: