17.6.12

"Gabriela" retorna à telinha


Amanhã, 18, estreia a nova novela das onze da Rede Globo: o remake de "Gabriela", novela exibida em 1975. A personagem mais famosa do escritor Jorge Amado revolucionou a TV brasileira com a interpretação de Sônia Braga. A partir desta segunda, Juliana Paes dá vida à nova Gabriela.

"Gabriela cheira a amor, Gabriela tem cor de canela", declarou há 15 anos o escritor.

A história de "Gabriela, Cravo e Canela" transcorre na década de 1920 em Ilhéus, uma pequena cidade do sul do estado da Bahia, e se situa no meio dos tempos dourados que essa região viveu quando chegou a ser uma das grandes produtoras de cacau do mundo.

Amado recria a chegada da ferrovia à cidade através da prosperidade nascida do cacau, que leva negócios, bancos e até bordéis a florescer, e mostra a cara mais corrupta, ambiciosa e insensível dos coronéis da região.

Nesse universo surge Gabriela, uma jovem que chega vinda da miséria profunda do campo, buscando trabalho como empregada doméstica ou cozinheira, uma arte que conhece como poucas, figura sempre presente na prolífica literatura de Amado, que durante sua própria vida fez da boa mesa um culto.

A trama envolve paixão, romance, traição, política, religião, comportamento, sedução e, claro, a baianidade representada por Jorge.

A telenovela terá 76 capítulos, com um custo de produção médio de R$ 400 mil cada um, e será rodada quase na totalidade em cenários que reproduzem a Ilhéus daquela época, construídos no Projac, no Rio de Janeiro.

Além da versão de 75, Gabriela já foi levada à televisão em 1960 e ao cinema, em 1983. O filme de Bruno Barreto, protagonizado por Sônia Braga e Marcello Mastroianni, foi a mais impactante representação da obra.

15 atores baianos
O elenco está cheio de baianidade: Harildo Déda, Aicha Marques, Carlos Betão, Frank Menezes, Emanuelle Araújo, Jackson Costa, Heloisa Jorge, Jhe Oliveira, Bertrand Duarte, Everton Machado, Clara Paixão, Fernando Santana, Telma Souza e Rejane Maia e Ivete Sangalo.

Isso mesmo, a cantora, que já fez algumas participações como atriz na Rede Globo, estreia em sua primeira novela. Ivete fará o papel de Maria Machadão, dona do bordel Bataclan, lugar de encontro dos políticos mais influentes. Por lá, ela irá coordenar as quengas mais cobiçadas e também irá cantar para os frequentadores da casa.

Falando em música, a voz de Gal Costa permanece, do mesmo jeito, na abertura da trama: "Eu nasci assim, eu cresci assim e sou mesmo, sim. Vou ser sempre assim, Gabriela".

Saiba quem é quem na novela.

Nenhum comentário: