6.7.12

Nova biografia censurada no Brasil: a do Anderson Silva


A biografia proibida de - ou melhor - por Roberto Carlos, ao que parece, fez escola. Dessa fez a determinação partiu da Justiça do Paraná.

A ação que pediu a retirada das edições do livro "Anderson Spider Silva" (editora Primeira Pessoa/Sextante) foi ajuizada por Rudimar Fedrigo, dono da academia Chute Box e ex-treinador do lutador. Rudimar alega que teve a honra atacada em vários trechos do livro.

No livro, Anderson cita o professor de Muay Thai e fundador da academia como uma pessoa do “mal”, questiona sua faixa preta e o acusa de tentar prejudicá-lo por várias vezes em sua carreira. Rudimar e Anderson se conheceram no início dos anos 2000, quando Silva foi treinar em sua academia.

A liminar obriga a Sextante a recolher os livros de todos os pontos de venda em no máximo dez dias sob pena de multa de 300 reais por exemplar não retirado de circulação. A editora chegou a recorrer da decisão, mas não obteve sucesso até agora.

Atualmente, o Congresso Nacional discute sobre uma nova lei de biografias (Projeto de Lei 393/2011, do deputado Newton Lima - PT/SP).

LUTA - Neste sábado, 7 de julho, Silva enfrenta Chael Sonnen, em Las Vegas. O duelo é um dos mais aguardados pelos amantes do MMA. Em 2010, no primeiro encontro dos dois, Anderson Silva saiu vitorioso e, agora, o norte-americano quer revanche.

Nenhum comentário: