3.8.12

Marqueteiro Duda Mendonça é um dos réus do mensalão


O marqueteiro baiano José Eduardo Cavalcanti de Mendonça, mais conhecido como Duda Mendonça, será julgado no STF (Supremo Tribunal Federal) por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Um dos 38 réus do mensalão, ele ficou conhecido como um dos maiores marqueteiros políticos do Brasil.

Duda Mendonça foi o responsável pelas campanhas de vários políticos, de Paulo Maluf a Marta Suplicy, em São Paulo, passando pela campanha presidencial de Lula, em 2002, e chegando ao Ceará, onde trabalhou com Ciro e Cid Gomes. E o alvo do publicitário tem crescido a cada ano. Desde o escândalo do mensalão, em 2005, ele passou a investir também em campanhas fora do Brasil e montou empresas na Polônia e Portugal.

O publicitário é dono da empresa Duda Propaganda e autor do livro Duda Mendonça - Casos & Coisas, onde conduz o leitor pelos bastidores do mundo político e pelos processos criativos da propaganda e, ao mesmo tempo, fala de seus pais e filhos e de experiências vitais.

Na política, a marca de Mendonça é fazer peças publicitárias baseadas na emoção. Apela para histórias de pessoas simples e suas origens para conquistar o eleitor. É mestre também em trabalhar a imagem de políticos que têm altos índices de rejeição. Essas características foram marcas registradas das campanhas de Maluf e Lula.

Conheça a lista completa dos réus do mensalão.

O trabalho de Duda Mendonça para Maluf começou em 1990. O candidato tentava o governo de São Paulo, mas tinha os maiores índices de rejeição na região. A campanha foi focada em mudar a imagem do político, apelando sempre para a emoção e para o conceito de "amor a São Paulo".

"Lulinha paz e amor"
O sucesso dos vídeos emocionais e a campanha para diminuir a rejeição de Maluf foram repetidos com o ex-presidente Lula em 2002. Depois de ser candidato por três vezes sem sucesso, o petista chegou ao poder. Duda Mendonça foi responsável por parte dessa mudança.

"Lulinha paz e amor", homem do povo, conciliador, negociador. Duda Mendonça criou para Lula uma personalidade que afastou o medo das pessoas de eleger um nome do PT da esquerda radical.

O marqueteiro criou "pílulas", vídeos e peças publicitárias nos quais o candidato falava diretamente ao público que o rejeitava — idosos e mulheres. Deu um tom emocional aos programas e fez que o petista evitasse embate com adversários e temas polêmicos.

Duda criou um Lula que seria "o presidente das negociações", que faria uma reforma agrária sem mortes no campo e que faria uma verdadeira mudança social. Funcionou, e a experiência ficou conhecida como a maior conquista do marqueteiro.

Confira:
As Estratégias de Lula na Campanha de 2002
A mudança da imagem do presidente Lula
A campanha de Lula de 2002

Novas campanhas eleitorais
Depois do escândalo do mensalão, Duda Mendonça ficou um tempo longe das campanhas políticas. Retornou em 2010, quando trabalhou para eleger os governadores de Tocantins, Siqueira Campos, do Maranhão, Roseana Sarney, e da Paraíba, Ricardo Coutinho.

Este ano, mesmo envolvido com sua defesa no caso do mensalão, Duda está em campanha. É o responsável pelo projeto para eleger os candidatos a prefeito Elmano Freitas (Fortaleza) e Anivaldo Vale (Belém).

Denúncia
O publicitário Duda Mendonça é acusado pelo Ministério Público de remeter dinheiro não declarado para contas mantidas em paraísos fiscais. Ele teria recebido R$ 15,5 milhões das contas de Marcos Valério por meio de sua sócia, Zilmar Fernandes.

O publicitário nega conhecer a origem do dinheiro recebido, mas confirmou tanto à CPI dos Correios como ao STF que pode ter sido pago com recursos de caixa dois.

(por Marina Marquez, do R7, em Brasília)

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