14.6.08

Cadê o povo? Alguém viu?


A quem interessa disutir os meios de comunicação, seu papel, sua importância e a sua atuação? Aos próprios meios? Ao governo? Ou à sociedade em geral?

Hoje a Uesb foi o palco da etapa territorial da Conferência de Comunicação Social da Bahia, que não conseguiu reunir os verdadeiros representantes da sociedade em geral. Meia dúzia de jornalistas e profissionais da área, com poucos representantes da sociedade civil organizada se juntaram a alguns estudantes da cidade e da região, ao lado dos muitos servidores do governo que mediaram as discussões, a fim de discutir e elaborar propostas para a comunicação social no estado. A participação mais importante não existiu.

O povo não compareceu. A sociedade, a massa... Ninguém viu! Aliás, será que alguém chamou?

De forma muito prática, os trabalhos realizados pelos grupos temáticos tinham que ser reduzidos em três propostas, sendo uma delas apontada como prioridade. No total, 12 propostas (somente 4 prioridades) seriam levadas para a Conferência Estadual, onde as outras regiões da Bahia também levariam as suas propostas.

Passando a régua, a comunicação social foi discutida em algumas horas, reduzida em alguns tópicos e encaminhada em poucas propostas (que não foram apresentadas numa plenária final), que podem se apagar com as várias etapas do processo que se dá a Conferência, afinal a realização da Conferência no estado visa a Conferência Nacional de 2009. E se alguma delas vencer todas as etapas, a proposta vai alcançar os poderes executivos e legislativos para, quem sabe, ser posta em prática, pois na verdade, são só propostas, podem ser esquecidas também!

Tomara que daqui até lá, alguém se lembre de convidar o povo.
.

Nenhum comentário: