11.12.08

Esse foi merecido

Ser premiado hoje em dia não quer dizer muita coisa. Muitas vezes, aqueles que promovem premiam os colegas de empesa (caso do prêmio do jornal Extra, das organizações Globo, que entrega maioria dos seus prêmios para os globais) ou os que mantém relação comercial, sem falar nos que vendem os prêmios. Tem também os prêmios que abrem para a opinião pública, pela internet, telefone... daí o júri é quase sempre nada especializado.

Um dos poucos prêmios que reconheço credibilidade é o Prêmio Esso de Jornalismo. E na edição desse ano, a 53ª do prêmio, a grande vencedora foi a repórter Elvira Lobato do jornal Folha de São Paulo pela reportagem "Universal chega aos trinta anos com império empresarial". Muito merecido!

"Essa reportagem foi alvo de 105 processos, que geraram um ônus financeiro para a Folha e um grande desgaste emocional. Eu dedico o prêmio a todos os jornalistas, porque a liberdade de imprensa é o oxigênio do jornalismo e aquela série de ações judiciais é uma ameaça a ela”, desabafa Elvira.

Conheça os outros vencedores.

Confira a reportagem publicada pela FSP.
.

Nenhum comentário: