7.4.10

O dia do jornalista

É quase isso, um super herói...

Jornalista:

atividade regulamentada como profissão no território da República Federativa do Brasil que tem como sua principal característica a servidão (diploma, é mero detalhe). Quem a pratica se torna refém das fontes, dos releases, das surpresas, do imediatismo, das tragédias, das denúncias, e, mais atualmente, da internet. É um serviçal da sociedade, protetor da democracia, guarda-costas da liberdade de expressão e escravo dos fatos. Jornalista não é aquele se diz ou se pretende jornalista. É quem se descobre. Não é quem vive do jornalismo e sim quem vive para o jornalismo. Não é quem se submete às tecnologias e às técnicas, mas sim quem sabe dominá-las sob os olhares da ética.

Ser jornalista é não ter hora para chegar em casa, não ter hora para dormir e não saber o significado de um feriado. Jornalismo para uns é arte, para outros, um ramo da literatura, outros dizem que é técnica, até ciência, outros, que é um costume, uma rotina, uma cultura... Na verdade, jornalismo é isso tudo! É o pragmatismo da objetividade e da imparcialidade com uma pitada de emoção. Salve, salve, essa raça sobrevivente desse mundo cão.

ORIGEM DO DIA - O Dia do Jornalista é comemorado no Brasil neste dia 7 em homenagem ao jornalista João Batista Líbero Badaró, brasileiro de origem italiana que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, no dia 7 de abril de 1830, durante uma passeata de estudantes em comemoração aos ideais libertários da Revolução Francesa.

Um comentário:

Anônimo disse...

ser jornalista e isso td msm!
por isso que ainda vou ser um desses profissionais,e é sempre bom saber disso td que vç escreveu!