20.6.10

Documentário mostra fragilidade da mídia

O jornalista Ricardo Kauffman lançou nesta sexta-feira (18/06) o documentário “O Abraço Corporativo”, no Cine Belas Artes, em São Paulo. A obra discute a mídia na era da notícia em tempo real e a divulgação de notícias irrelevantes. O vídeo ficou conhecido na 33ª Mostra Internacional de São Paulo.

O documentário apresenta a história de um consultor de RH fictício, chamado Ary Itnem, que divulga a Teoria do Abraço. O método pretendia afastar uma doença enfrentada pelas empresas chamada inércia do afastamento - um mal causado pelo uso excessivo das novas tecnologias. Ary saiu pelas ruas de São Paulo pedindo abraços aos pedestres e ganhou grande destaque na mídia.

“O objetivo é discutir a divulgação de notícias irrelevantes. Discutir assuntos que são ou não importantes, como o jornalismo deve fazer esse filtro”, explica Kauffman.

O documentário também mostra o personagem, vivido pelo ator Leonardo Camillo, com uma teoria inventada, em contato com emissoras de TV, rádio, jornais, revistas e portais da Internet. A produção do documentário foi feita sem orçamento, apenas com a colaboração de amigos e produtoras. O trabalho durou cinco anos.

Além de contar a trajetória do consultor de RH fictício, “O Abraço Corporativo” traz depoimentos de Juca Kfouri, Eugênio Bucci, Contardo Calligaris, Bob Fernandes e o ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo, entre outros. As entrevistas tratam de como são produzidas as notícias nos dias de hoje.

(do Comunique-se)

Nenhum comentário: