2.12.10

A polêmica Porra

Lembra da "Tapa na cara"? De "Lança, lança"? E do "Lobo mau"? Pois é... As músicas do verão soteropolitano, aquelas que querem virar hit no carnaval baiano, por vezes apelam e se tornam polêmicas antes mesmo de chegar aos trios elétricos. A bola da vez é do cantor Tomate, responsável pela música "Eu te amo, porra" (composta pelo amigo Átila), que fez a prefeitura de Salvador determinar a retirada dos outdoors que estampavam o nome da música (como é de costume, nessa época, os outdoors de Salvador são tomados pelas campanhas de divulgação das músicas de trabalho dos principais puxadores de blocos do carnaval). E, como sempre, o que aconteceu divide opiniões.

Tomate reclamou: "Censuraram todos os meus outdoors da música 'eu te amo, porra' aqui em Salvador. Quem não fala porra??? Hipocrisia". Manno Goes, da banda Jammil e uma noites, apoiou o cantor: "Toda censura é burra! Agora que, com a polêmica que vai gerar, a música já chega estourada! Uhuuu!". Para Lucas Cardoso, empresário de Tomate, tudo não passou de um veto ao cantor: "Por que tirar o 'porra' se é tão natural em Salvador? No contexto da música, se referia a uma expressão de amor. Não ficamos felizes com essa decisão." E lembrou um outro outdoor: "Há pouco tempo, na Paralela, tinha um outdoor escrito 'Baêa Minha Porra' e não foi censurado. Por que será?"

Segundo a Sucom, a empresa de publicidade responsável pela peça foi autuada devido a denúncias populares realizadas junto à Ouvidoria Municipal, já que descumpre o Decreto de Publicidade - Lei 12392/99, Artigo 15, Inciso IV -, que proíbe a colocação de qualquer meio ou exibição de anúncio, seja qual for a sua finalidade, forma ou composição "quando considerado atentatório, em linguagem ou alegoria, à moral pública e aos bons costumes".

O fato é que, com as polêmicas, o sucesso é ainda mais fácil de ser garantido. Confira a música no vídeo abaixo.

Nenhum comentário: