22.4.11

Santas curiosidades


Algumas coisas sobre a vida de Jesus Cristo são fruto da má interpretação das escrituras sagradas e/ou da falta de contextualização da época, local e cultura em que ele viveu.

Fui buscar algumas explicações que podem desfazer confusões frequentes para aqueles que crêem ou não.

Jesus não bebia vinho
Não o vinho que a gente conhece hoje. O vinho de Israel, no tempo de Jesus, equivale ao suco de uva sem fermentação e até com a inclusão de outras frutas, como o figo.

Jesus não morreu na sexta-feira
Em Israel, quando há um feriado, para eles é um sábado, que lá é sinônimo de descanso. Jesus morreu numa quarta-feira, no dia da páscoa dos Judeus, no dia seguinte começava a festa dos pães asmos e seria um dia de descanso, ou seja, um sábado cerimonial - o que para nós seria um feriado religioso. Por isso a confusão de se acreditar que ele morreu numa sexta, já que o outro dia foi um sábado...

Jesus não comia só peixe e pão
É fato que Jesus tinha uma alimentação saudável, o que inspirou até a criação de dietas adotadas por toda parte. Na época de Jesus, os alimentos eram naturais, preparados com pouco cozimento e sem as enormes quantidades de sódio que temos hoje. O pão que Jesus e seus discípulos comiam era semelhante ao pão árabe de hoje. Era muito mais saudável e nutritivo, levava ingredientes como o grão-de-bico, e nada de fermento. Apesar de ter a alimentação baseada em peixe, Jesus também comia carne vermelha. Mais que carne de vaca, Jesus comia as de cordeiro, cabra e aves - só em dias de festas e comemorações. Frutas, verduras, feijão, lentilha e azeite de oliva também eram itens da alimentação da época.

Mulheres também seguiam Jesus
Desde o inicio, Maria, Elizabete e Ana entenderam quem era Jesus. Outras haviam sido curadas por ele, como Maria Madalena, Joana e Suzana - estas passaram a seguí-lo e a testemunhar suas pregações. Os evangelhos descrevem um número de outras mulheres, como Maria e Marta - irmãs de Lázaro, cuja fé as levou a procurar Jesus. As mulheres assumiram um papel importante na Igreja após a morte de Jesus, ajudando a divulgar os ensinamentos que aprenderam com ele.

A verdadeira idade de Cristo
Há muitos indícios que Cristo teria nascido no ano de 749 da fundação de Roma, ou seja 5 a.C, quatro anos antes da data tradicional atribuída pelo Monge Dionísio (1 a.C). O dia e o mês são ainda desconhecidos. A data de 25 de dezembro foi escolhida na época de Constantino, aproveitando a comemoração do solstício de inverno no oriente. Assim, Jesus teria morrido no ano 33, com 36 ou 37 anos.

O nome de Jesus
Nomes próprios não se traduzem, mas são adaptados para outras línguas. O nome Jesus é uma adaptação de um nome hebraico que aparece na Bíblia em duas formas: Yehoshua (יְהוֹשׁוּעַ) e Yeshua (יֵשׁוּעַ). Yeshua é uma forma abreviada do nome Yehoshua e ambos equivalem a Josué. Tanto o nome Yehoshua quanto o nome Yeshua foram adaptados para o grego como Iesus, daí a origem da forma Jesus, usada quando se fez a tradução do grego para o português. Yehoshua significa Javé salva.

Jesus não morreu
Existe uma teoria de que Jesus teria sobrevivido à crucificação. Segundo a história cristã, o corpo de Jesus desapareceu da sepultura porque teria subido ao céu. Segundo Andreas Faber Kaiser ele teria sobrevivido, fugiu da Palestina, chegou à Cachemira, lá teve filhos e morreu de morte natural, já velho. Um dos mistérios que ele investiga é porque se venera um túmulo chamado Rozabal (a "tumba do profeta"), em Cachemira, como sendo o túmulo de Jesus.

Nenhum comentário: