1.5.11

Não dê doce ao seu cão

O assunto é sério! Mesmo que o seu cachorro (a dica serve para os gatos também) esteja com aqueles olhos de "por favor, eu quero", não dê chocolate a ele - pode ser fatal!

A ingestão de doce, mesmo em pequena quantidade, pode causar arritmia cardíaca nesses animais. O chocolate tem um componente perigoso para os pets, a teobromina. Esta substância afeta o sistema nervoso central, causa agitação e pode provocar vômito, diarréia e aumento na ingestão de água, além de levar o bichinho à taquicardia, que pode evoluir para uma arritmia e levá-lo à morte.

Quanto a outros alimentos e doces, é preciso saber que os alimentos ricos em açúcar e gordura também prejudicam a saúde dos animais de estimação. Diferente do homem, organismo de uma cachorro não está preparado para a quantidade de nutrientes que existem em alimentos como pães e massas. A ingestão pode causar gastroenterite, fortes dores abdominais e até diabetes.

Caso seu animal tenha algum problema causado pela alimentação inadequada, é recomendado que se procure o quanto antes um veterinário.

Se você quiser agradar seu animal, procure por alimentos específicos para eles. Em alguns supermercados e petshops, por exemplo, já se encontra chocolates fabricados para os animais e, claro, inofensivos à saúde do bicho.

Informações: Jornal A Tarde (17/04/2011)

Nenhum comentário: