5.6.11

Baianos porretas

QUATRO BAIANOS PORRETAS - R$ 45
Silvio Tendler, todos sabem, é o grande documentarista do Brasil. Conhecido como “o cineasta dos vencidos” ou “o cineasta dos sonhos interrompidos” por abordar personalidades como Jango, JK, Marighella, entre outros, o cineasta é, antes de tudo, um humanista, que já produziu cerca de 40 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, verdadeiros resgates da memória brasileira.

Neste livro estão reunidos os roteiros integrais de quatro desses filmes, que retratam as vidas e os feitos de quatro baianos ilustres: Glauber Rocha, Milton Santos, Carlos Marighela e Castro Alves. Aqui, Tendler resgata estes quatro grandes personagens em forma de pensamento livre. São cápsulas de olhar que projeta. Como judeu latino-americano, vê a história com olhos de historiador, mas lança sua voz com a história – para o futuro.

“O que têm em comum Glauber, Marighella e Milton Santos? Um cineasta, um político e um cientista? Todos guerrilheiros, cada um no seu território, todos castroalvistas, admiradores do poeta.” Com essa fala, Silvio Tendler revela a conexão entre os quatro baianos e a unidade que perpassa suas vidas movidas pelo ideal libertário e pela ação civilizatória.

Na obra de Tendler, estes quatro personagens ocupam seus lugares e tiveram suas formas. Castro Alves salta do século XIX em reconstrução documental. Pela ausência de imagens, Tendler lhe deu vida em um manifesto. Em Marighella, é a força libertária que nos chama a refletir. Entre a realidade e o universo onírico, Glauber Rocha impôs aos brasileiros que era a hora e a vez do Terceiro Mundo. Este é o mesmo pensar de Encontro com Milton Santos. No momento em que o mundo aclamava a globalização neoliberal, Santos não se opôs pela negação, mas pela elaboração crítica sob os olhos de um mundo de exclusão.

Os filmes que compõem esta obra nos fazem refletir sobre estes importantes personagens. E ver como Tendler se propõe a narrar suas vidas como contra-história, na contramão da história e na contramão do pensamento pragmaticista dos nossos dias.

Com fichas técnicas completas, farta documentação iconográfica e roteiros integrais, este livro é de grande interesse para historiadores, cineastas, roteiristas, estudantes – e para todos aqueles que se preocupam com os rumos do Brasil.

Um comentário:

Gil Novais disse...

Tenho grande admiração pelo Milton Santos e por tudo que ele representa para o conhecimento acadêmico no Brasil.