6.6.11

E o forró pega fogo!

Um tradicional São João promete incendiar a Praça Barão do Rio Branco em Vitória da Conquista, de 15 a 26 de junho: é o Forró Pé de Serra do Periperi, organizado pela Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal. Além do arrasta-pé comandado por legítimos forrozeiros, vai ter concurso de quadrilhas juninas, orquestra sanfônica, brincadeiras típicas, vila junina e o Memorial do Forró. Este ano, entre as apresentações no palco principal, se destacam: Chico César, Targino Gondim, Flávio José e o show do humorista João Claudio Moreno. Conheça um pouco mais sobre estas atrações e confira a programação completa.

João Claudio Moreno, 17/06.
Mestre do humor piauiense, João Claudio Moreno nasceu em Piripiri. Começou sua carreira em 1989 como humorista e imitador. Hoje é considerado um dos maiores humoristas do Brasil e o mais perfeito imitador de Luiz Gonzaga. Entre seus personagens ainda estão o senador Mão Santa, Dercy Gonçalves, Oscar Niemeyer, Alceu Valença, Jackson do Pandeiro, Alcione, o Papa João Paulo II e outros. Confira o post A Arte Imita a Vida (de Mão Santa), sobre o humorista.

Chico César, 19/06.
O paraibano Francisco César figura entre os grandes músicos nordestinos com repercussão internacional. Em 1991, deixou o jornalismo (sua formação) para se dedicar totalmente à música. Como compositor, já teve canções gravadas por nomes como Gal Costa, Maria Bethânia e Elba Ramalho. Em 2008, lançou o disco Francisco, Forró y Frevo, com o espírito das duas principais festas populares nordestinas (o carnaval e os festejos juninos), totalmente autoral e com participação de Dominguinhos, Armandinho Macedo e Seu Jorge. A apresentação em Conquista será baseada nesse repertório. Desde janeiro 2010, Chico César é Secretário de Cultura do seu Estado.

Flávio José, 21/06.
Com sete anos de idade Flávio José já tocava suas primeiras notas na sanfona. Um dos forrozeiros mais autênticos atualmente, sua música carrega uma identidade marcante. Após 25 discos lançados, milhares de shows e eventos, Flávio José tem uma carreira consolidada e permanece fiel ao xote, estilo que abraçou desde o princípio.

Targino Gondim, 22/06.
Pernambucano de Salgueiro, Targino começou, ainda criança, a tocar as músicas de Luiz Gonzaga na sanfona do seu pai. Disso, passou a se apresentar em Juazeiro (BA), onde já morava, e a conquistar o público. A carreira decolou quando foi convidado a compor para o filme “Eu, tu, eles”, a canção Esperando na Janela foi gravada por Gilberto Gil e revelava o “Sanfoneiro de Ouro” para todo o Brasil. Em 2001, Esperando na Janela conquistou o Grammy de “Melhor Canção Latino-Americana” e o “Troféu Caymmi”. Targino é o grande idealizador do Festival Internacional da Sanfona, que reúne em Juazeiro, os maiores acordeonistas do país e do exterior. No destaque da Dica da Casa, está o mais recente DVD do forrozeiro.

Nenhum comentário: