1.6.11

É proibido ser feliz?

por Edson Athayde*, publicado em 28 de Maio de 2011 no iOnline.pt



“Meu amor, essa é a última oração/Pra salvar seu coração/Coração não é tão simples quanto pensa/Nele cabe o que não cabe na despensa/Cabe o meu amor/Cabe em três vidas inteiras/Cabe em uma penteadeira/Cabe nós dois/Cabe até o meu amor”

Os nove versos acima podem não mudar o mundo mas estão mudando o dia de muita gente em Portugal e no Brasil. Explico: uma banda formada por cinco jovens, de Curitiba, fez um vídeo para ilustrar uma canção chamada "Oração". A melodia é simples. Eles tocam-na com brinquedos, guitarras acústicas e percussão. Durante seis repetitivos minutos. Não são virtuosos como instrumentistas mas são virtuosos em trazer raios de luz ao sombrio mundo em que vivemos.

Em poucos dias, A Banda mais Bonita da Cidade, o nome do grupo, tornou o seu vídeo num viral incontornável nas redes sociais. Milhões de views no YouTube, presença constante no Facebook de quem vive ao sul e ao norte do Equador e partilha da mesma língua portuguesa. Já é cantado em casamentos e aniversários. O "Corriere della Sera" informa que "Oração" vai ser a música deste Verão em Itália. O site americano Viralvideochart contabilizou que foi o vídeo mais visto da internet, em todo o mundo, na última semana.

É impossível ver o "Oração" e ficar indiferente. Sou dos que "amaram" (sim, uso aqui um verbo bem maior do que "curtir"). Fico feliz em ver a felicidade dos outros. E deslumbro-me com fenómenos instantâneos, ingénuos, alimentados por pessoas de verdade.

Infelizmente, há quem odeie a doçura de "Oração". É um direito de cada um. Mas incomoda-me (também tenho esse direito) perceber um ódio desmedido em direcção a um grupo de jovens que faz apenas uma homenagem ao amor e à amizade. Dizem que eles são tontos. Talvez. E daí?

Parece que, nos tempos que correm, o sarcasmo é mais respeitado do que o carinho. Tripudiar dos outros está "in", fazer alguém sorrir está "out". Que pena.

Por mim, vou ver o vídeo de "Oração" vezes sem fim. Recomendo vivamente que faça o mesmo (pesquise no YouTube: "Oração" - A Banda mais Bonita da Cidade"). Sempre que estiver triste, solitário, longe de quem ama. Vamos lá, permita-se pensar que tem outra vez dezassete anos, idade em que os nossos neurónios ainda são meio bobos. Que bom. Depois eles crescem e ficam apenas zangados, sem graça, sem sonhos. Ou não.

Graças à Banda mais Bonita da Cidade descobri que ainda não é proibido ser feliz. Ou como diria o meu tio Olavo, citando Vinicius de Moraes: "É melhor ser alegre do que triste."

*Publicitário, escritor e facebooker

Um comentário:

Bruno Silva disse...

Vinicius de Moraes era um artista, sobretudo porque fazia de sua felicidade, objeto e finalidade de sua obra. Eu tambem acho bonito ser feliz. E quando a alegria incomoda, isso diz mais de quem lê e sente, do que de quem, brilhantemente, consegue tornar nove versos, uma poesia musical vibrante e única.
Estou com você. Vamos ouvir os nove versos até eles se tornarem infinitos.