24.7.11

Amy: sucesso e caos repetinos

Amy Winehouse, 27 anos, foi encontrada morta em sua casa neste dia 23
A jovem cantora passou a última hora se arrumando para encontrar os fotógrafos, desenhando as grossas sombras à la Cleópatra em volta dos olhos por cima de manchas de maquiagem gasta, as longas unhas pintadas mascarando uma base de resina preta, o gloss rosa dos lábios brilhando, a base cobrindo as pequenas marcas que tomam seu rosto. "O que você vai dizer, Amy?", pergunto do sofá onde me larguei nas últimas horas fazendo anotações. Às 4h da manhã - depois de passar metade da noite do lado de fora da casa dela, na esperança de conseguir uma entrevista -, Winehouse, para minha surpresa, abriu a porta e me convidou para tomar uma cerveja. Desde então, ela tem vagado em estados variados de consciência, desaparecendo a mais ou menos cada meia hora para o quarto no andar de cima e voltando para falar comigo um pouco sobre sua música, um pouco sobre drogas e bastante sobre seu marido preso. Durante todo o tempo, ela se mostra uma anfitriã aberta e atenciosa, fazendo chá e me dando mais papel para que eu possa continuar escrevendo. Agora, se dando conta dos paparazzi do lado de fora, ela mantém os olhos fixos em sua imagem no espelho. "Podia ir lá e dizer... não sei." Sua boca pende frouxa. "Não sei mesmo." Winehouse faz um último retoque e trota corajosamente em direção às escadas. Ela abre a porta e é bombardeada por uma tempestade de flashes e vozes que chamam seu nome. "Amy! Amy! Amy!"

Trecho da matéria Jornada Noite Adentro, da repórter Claire Hoffman, publicada na revista Rolling Stone de setembro de 2008 (ler texto completo).

Discografia
Frank (2003)
Back to Black (2006)
I Told You I Was Trouble - Live in London - DVD (2007)

Prêmios
2004
Ivor Novello Awards, melhor música contemporânea
BRIT Awards, melhor artista solo feminina e melhor ato urbano
Mercury Music Prize, álbum do ano (Frank)

2007
The South Bank Show Awards, melhor pop
BRIT Awards, álbum do ano (Back to Black) e melhor artista solo feminina
Elle Style Awards, melhor ação musical britânica
Ivor Novello Awards, melhor música contemporânea (Rehab)
Greatest Britons, realização musical
Popjustice £20 Music Prize, melhor single pop britânico (Rehab)
Q Awards, melhor álbum (Back to Black)
MOBO Awards, melhor mulher inglesa
MTV Europe Music Awards, melhor canção aditiva (Rehab), escolha dos artistas e artista feminina pop/rock mais bem-sucedida
Vibe Awards, artista descoberto do ano

2008
Grammy Awards, gravação do ano (Rehab), música do ano (Rehab), artista revelação, melhor performance vocal pop feminina (Rehab) e melhor álbum vocal pop (Back to Black)

Nenhum comentário: