15.7.11

O que Conquista tem da Suíça?

No dia que o transporte público de Conquista estiver um pouco próximo ao da Suíça, daí sim começarei a considerá-la como a tal Suíça Baiana.

ZÜRICH

VITÓRIA DA CONQUISTA

As informações abaixo foram retiradas das reportagens especiais exibidas, esta semana, no Jornal Hoje sobre o país europeu. É só comparar o que a gente convive com o que acontece por lá. Bem que poderiam tomar o exemplo:

Se depender do sistema de transporte, ninguém na Suíça perde a hora.

Como em qualquer viagem, a gente costuma ir conversando, para passar o tempo. Mas nos trens da Suíça, pelo menos em alguns vagões, isso não é possível. É o chamado vagão do silêncio.

A Suíça tem mais de cinco mil quilômetros de ferrovias. Nas cidades, elas e as linhas de ônibus se conectam.

Em Zurique, a cidade mais populosa do país, metade dos moradores nem tem carro porque prefere usar o transporte público.

99% dos trens são elétricos. Mas, entre os ônibus, só 10% não poluem.

No vilarejo de Mürren, os carros são proibidos. Ficam estacionados em vilas vizinhas. O pessoal chega e sai de trem e a pé - até mesmo quando chove.

4 comentários:

CTVBRASIL disse...

Gente entendam, foi dado este nome a Vitória da Conquista por causa somente do clima que é ameno no verão e frio do inverno(não tão frio assim como antes) mas em relação a outras cidades do nordeste que fazem muito calor todo ano. Eu fico irritado porque tem gente que postam estas matérias ou comentam sem enteder o significado, claro que nenhuma cidade brasileira se compara as cidades Suíças e nem São Paulo quanto mais.
Só mais uma coisa antes de posterem qualquer matéria investiguem procurem saber a origem, o porque.

Anônimo disse...

Que comparação infantil (seu ponto de vista) essa sua Sr. Aílton, deve estar de brincadeira...

É óbvio, NENHUMA cidade brasileira chega perto, em questão de infraestrutura e cultura, chega próximo da realidade da Suíça.

Cadê seu humor?
Isso é uma brincadeira. Conquista é a Suiça Baiana! Viva conquista!

Anônimo disse...

Ora, ora, me poupe com essa comparação ingênua e idiota... Como está escrito e, só para reforçar, o nome dado foi devido ao clima ameno considerando o nordeste e a própria bahia. Nenhuma cidade brasileira (incluindo S. Paulo - que não vejo nada além de poluição e sujeira), jamais terão a estrutura e a qualidade de vida da Suíça.

Unknown disse...

Desculpem-me por não entender a ironia do meu post. Lógico que sei que a Suíça Baiana é devido, e apenas por isso, às baixas temperaturas, com clima atípico do calor baiano e nordestino. Mas, espero que um dia, possamos, ao menos, seguir os exemplos da Suíça e de outros países europeus e deixar de se contentar com tão pouco!